Orquestra Sons da Aldeia promove nova ação solidária no Pronto-socorro Municipal

Ao lado do Papai Noel, conjunto visitou enfermarias, sala de medicação e a recepção da emergência com músicas natalinas e mensagens de esperança

Com o objetivo de proporcionar conforto, alegria e bem-estar para os pacientes do Pronto-socorro Municipal, a Orquestra Sons da Aldeia realizou uma nova ação solidária na unidade, desta vez em clima de Natal. A apresentação dos músicos foi mais uma iniciativa da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia como parte do calendário de ações culturais da temporada natalina. A ação também levou mensagens de apoio e esperança e contou, ainda, com a participação especial do Papai Noel.

Durante a ação, os instrumentistas percorreram enfermarias, a sala de medicação e a recepção da emergência, impactando pacientes e seus acompanhantes. Representando o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, o professor de música e regente do conjunto, Jorge Rafael Goes, enalteceu a realização da ação. “É muito emocionante estarmos aqui pela segunda vez, trazendo música, conforto e uma injeção de ânimo para esses pacientes, ainda mais nesse período de Natal, onde as famílias se reúnem para confraternizar e fortalecer os laços. Nosso projeto tem a função não apenas de ensinar e de levar música para as pessoas, mas também levar alegria, paz e esperança através do poder da música. É isso que viemos fazer aqui. Agradeço mais uma vez ao prefeito Fábio do Pastel e ao secretário Thiago pelo incentivo e apoio a cada iniciativa da Orquestra”, disse.

O diretor do Pronto-socorro Municipal, Carlos Kerth, também acompanhou a visitação e aproveitou para destacar a importância da ação. “Quero agradecer ao secretário Thiago, à secretária de Saúde, Maria Márcia, e ao prefeito Fábio do Pastel por esse carinho com o nosso Pronto-socorro. Esse tipo de ação é muito importante. Nós temos pacientes que ficam muitos dias longe da família e a musicoterapia traz a sensação de alívio, de paz e tira o estresse da rotina, tanto dos funcionários quanto dos pacientes e dos seus acompanhantes. A gente só tem a agradecer por essa parceria com todas as Secretarias. Só quem tem a ganhar são os munícipes de São Pedro da Aldeia”, disse.

Acompanhando o tio, a aldeense Brenda Costa estava na unidade no momento da visita dos músicos. “Meu tio está aqui há seis dias e eu estou com ele desde o início. Foi a primeira vez que eu vi uma coisa como essa acontecendo aqui no Pronto-socorro e fiquei muito feliz, porque eles passaram uma energia muito boa, que a gente estava precisando, não só o meu tio, mas todos os outros pacientes que estão de cama. Isso traz um ânimo para a gente e, se Deus quiser, esperamos que no Natal meu tio já esteja em casa junto com toda a nossa família”, disse a moradora do bairro Vinhateiro.

Brenda Costa foi uma das acompanhantes impactadas pela ação
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Acompanhando a mãe, Margareth Torres também ressaltou a importância da iniciativa. “Foi muito gratificante a vinda da Orquestra, um momento muito emocionante para todos nós. Aqui tem tantas pessoas que precisam, realmente, de uma palavra amiga, de solidariedade, de um pouco de alegria, de amor e de conforto para enfrentar essa fase. Isso é muito importante. Que Deus venha a abençoar cada vez mais a vida desses músicos e esse projeto maravilhoso. Que possam estar aqui outras vezes, trazendo essa alegria para as pessoas. A gente só tem a agradecer por esse gesto”, destacou a moradora do bairro Fluminense, residente na cidade há 26 anos.