Passeio guiado apresenta pontos turísticos e monumentos históricos de São Pedro da Aldeia

Uma viagem pelos quatro séculos de formação de São Pedro da Aldeia. Essa é a proposta principal do projeto cultural “Rolé Histórico”, promovido pela historiadora e guia de turismo, Vanessa Dias. A iniciativa, que consiste em um passeio a pé pelos pontos turísticos, patrimônios naturais e monumentos da cidade, foi executada como contrapartida da Lei Aldir Blanc e terá ainda novas edições em 2022. Todas as informações sobre a abertura de inscrições e os próximos roteiros do circuito histórico podem ser conferidas na página oficial do projeto no Instagram, em https://www.instagram.com/rolehistoricospa/.

Iniciativa também incentiva o turismo histórico, cultural e natural na cidade
Foto: Mayara Árvore

A primeira edição do passeio, realizada no início do mês, reuniu cerca de 20 participantes. Os visitantes passaram pela Igreja Matriz; Casa de Cultura Gabriel Joaquim do Santos; Cine Estação; Biblioteca Municipal Professor Cordelino Teixeira Paulo; Igreja do Sagrado Coração de Jesus; Praça Agenor Santos, o monumento à catequese e o coreto; Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, o Canhão e o obelisco; Casa dos Azulejos; Praça Hermógenes Freire da Costa e, por fim, a Laguna Araruama, na Praia do Centro.

A Casa da Cultura, que já foi sede da Prefeitura e da Câmara Municipal e desde 1999 funciona como centro cultural, foi um dos pontos visitados
Mayara Árvore

“A proposta do ‘Rolé Histórico’ é promover a Educação Patrimonial. O objetivo não é fazer com que as pessoas gravem datas e nomes, mas, sim, que compreendam o contexto histórico em que estão inseridas, qual é a finalidade das construções que nos rodeiam e para que servem os monumentos. O projeto terá continuidade em 2022 e o plano é realizar edições com temáticas diferentes, como, por exemplo, um circuito dedicado especialmente à pesca artesanal, que é um dos nossos principais patrimônios, com início pelo bairro Mossoró”, adiantou Vanessa.

Projeto é conduzido pela historiadora e guia de turismo, Vanessa Dias
Mayara Árvore

Criada há quase um ano, a página do projeto no Instagram compartilha periodicamente dados históricos e curiosidades sobre alguns dos principais cartões postais da cidade. No perfil podem ser encontradas publicações sobre a Serra de Sapiatiba Mirim, a capela de São Pedro, na Praia da Pitória, e a Ilha da Ponta D’Água, dentre outros pontos turísticos.

Página do projeto divulga informações históricas da cidade
Reprodução Instagram

“A ideia é despertar o interesse na população a respeito da história do nosso município e, a partir daí, gerar o sentimento de apropriação e valorização da nossa cultura. Estes são aspectos fundamentais para o fortalecimento da nossa identidade. Peço a todos os interessados que acompanhem a nossa página no Instagram, porque lá publicaremos as regras das próximas edições e, claro, muitas informações sobre São Pedro da Aldeia”, finalizou a historiadora.

Foto: Mayara Árvore

Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva

O “Rolé Histórico” foi um dos 47 projetos culturais contemplados na categoria Programa de Desenvolvimento do Patrimônio Material e Imaterial pelo Edital “Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva”, fomentado pela Lei Aldir Blanc, via inciso 3. Aberto em 2020 pela prefeitura, o Edital concedeu prêmios em dinheiro para propostas inscritas nos segmentos de Artes Visuais, Carnaval, Dança, Teatro, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+ e Produção Cultural – áreas relevantes ao movimento cultural do município, que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia do coronavírus.

“A chegada da Aldir Blanc alterou nitidamente o modo de se fazer cultura no município de São Pedro da Aldeia. A partir dela, os agentes culturais passaram a se reconhecer como tal e viram a possibilidade de serem valorizados, de fato, pelo seu trabalho. Para mim, esse recurso foi extremamente importante, tendo em vista que eu, produtora cultural e guia de turismo, fiquei impossibilitada de dar continuidade aos meus trabalhos durante a pandemia”, conta Vanessa.

Na página oficial da Secretaria Adjunta de Cultura no Facebook podem ser encontradas mais informações sobre os projetos fomentados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia. O endereço eletrônico é https://www.facebook.com/culturapmspa.