Prazo para o cadastro de artesãos em programa da Uerj termina neste domingo (15)

Termina, no próximo domingo (15), o prazo para o cadastramento de artesãos de São Pedro da Aldeia no Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O cadastro é gratuito e pode ser efetuado on-line acessando o formulário eletrônico disponível na página da Cultura (clique AQUI para acessar). O cadastramento também pode ser feito de forma presencial na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, que fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para se cadastrar no projeto, os interessados devem informar e-mail, telefone, números dos documentos de CPF e RG, endereço com CEP, data de nascimento e informações detalhadas sobre o segmento de artesanato produzido, bem como fotos dos trabalhos. Os artesãos que tiverem dúvidas sobre o preenchimento do formulário eletrônico podem acessar o tutorial preparado pela equipe do programa, que também está disponível na página da Cultura (clique AQUI para ler o passo a passo).

Iniciado em 2021 pela UERJ, o PFAF visa fomentar o artesanato fluminense a partir da capacitação dos artesãos, além da estruturação e produção de feiras de artesanato. São Pedro da Aldeia está entre as 46 cidades do Estado do Rio que foram contempladas pelo programa, que é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a universidade, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ) e a Secretaria Municipal de Cultura.

Programa visa fomentar o artesanato no território fluminense
Foto:
Arquivo/Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Capacitação começa no dia 5 de julho

Ao término desta primeira fase de cadastramento e mapeamento dos artesãos do município, terá início a segunda etapa do projeto, que consiste na aplicação do curso gratuito de capacitação “Qualificar para melhor empreender” aos artesãos selecionados pelo PFAF. As aulas estão marcadas para começar no dia 5 de julho, abrangendo seis módulos de curta duração focados em empreendedorismo e marketing digital.

O curso será ministrado por docentes da Faculdade de Administração e Finanças da Uerj, todas as terças e quartas-feiras, das 19h às 21h, ao vivo, via plataforma Microsoft Teams. Os artesãos participantes que concluírem com sucesso a capacitação poderão, ainda, participar da última etapa do programa: a feira de artesanato e economia criativa, com estrutura idealizada e desenvolvida pelo PFAF.

Clique AQUI para conferir a cartilha com mais informações sobre o conteúdo programático do curso e o cronograma das aulas.

*Matéria atualizada em 07/06/22, às 09h47, para atualização da data de início do curso de capacitação.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso