Premiação do Festival Lagoa Literária acontece neste domingo (19)

Evento contará com apresentações de música, dança e teatro; entrada é gratuita

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa recebe, neste domingo (19/11), às 18h, a cerimônia de premiação dos participantes inscritos no Festival Lagoa Literária, vindos de toda a Região dos Lagos. Além da entrega dos prêmios aos vencedores, o evento vai contar com diversas apresentações artísticas, de música, dança e teatro. A iniciativa é uma realização da Casa dos Azulejos Produções Artísticas e Culturais e conta com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria a partir das 17h do dia do evento.

De acordo com o idealizador, o produtor e diretor Nelson Yabeta, a premiação integra a última etapa do Festival, momento em que os talentos literários são reconhecidos em cerimônia aberta. “O palco para essa celebração será o majestoso Teatro Municipal, que receberá escritores, amantes da literatura e entusiastas das artes em uma noite memorável. Além do anúncio de todos os prêmios, a programação também terá apresentações culturais que abraçam a diversidade artística da região e homenageiam a Lagoa de Araruama. Música, dança e performances teatrais irão criar uma atmosfera vibrante e acolhedora, preparando o público antes de cada premiação”, destacou.

Para concorrer, os candidatos inscreveram seus contos e poesias autorais, sob o tema “Lagoa de Araruama”, e tiveram suas obras avaliadas por uma Comissão Técnica. As inscrições foram abertas a todos os moradores das cidades banhadas pela laguna (Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema). Além das categorias principais (Conto e Poesia), o Festival abrangeu, ainda, as subcategorias Geral, Estudantil, Inclusiva e LGBTQIA+.

O 1º Festival Lagoa Literária conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Literatura Resiste RJ.

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa fica localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 555, no bairro Nova São Pedro.