Programação on-line marca aniversário de 404 anos de São Pedro da Aldeia

São Pedro da Aldeia completou 404 anos de fundação neste domingo (16). Para marcar a data, a gestão municipal realizou a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras oficiais no pátio da sede da prefeitura e transmitiu shows musicais, exclusivamente on-line, fechando o dia de comemorações. Todos os eventos levaram em consideração o momento de pandemia da Covid-19, respeitando as medidas de prevenção contra a doença. A programação contou, ainda, com a divulgação de uma curta-metragem em homenagem à cidade, além da assinatura do decreto que instituiu o Fórum de Políticas Públicas.

Iniciando as celebrações, o hasteamento das bandeiras oficiais teve a participação do secretariado municipal e de representantes do governo legislativo. A cerimônia contou com a formação dos agentes da Guarda Municipal, fazendo a honraria ao evento. A ação, fechada aos membros da administração pública, foi transmitida pela página oficial da Prefeitura garantindo o envolvimento da população no cerimonial. 

Foto: Renato Fulgoni

Na ocasião, o prefeito Fábio do Pastel falou sobre o orgulho de servir à população e sobre a importância do sentimento de pertencimento para o cuidado conjunto da cidade. “Nós somos os filhos desta cidade. Para mim é uma honra muito grande estar comemorando os 404 anos do município fazendo parte de sua gestão. Falo com muito orgulho que faço parte e pertenço a São Pedro da Aldeia. Eu não sou natural daqui, mas a escolhi para ser o meu lar. O objetivo da nossa gestão é fazer com que a cidade prospere em prol da população e oferecer mais dignidade ao seu povo. Todos nós somos São Pedro e é de nossa responsabilidade cuidar da nossa Aldeia como nossa casa”, disse o prefeito. 

Representando o secretariado municipal, o professor Elias Valadão relatou que a data é motivo de orgulho para todos que participam de maneira direta ou indireta no desenvolvimento da cidade. “Quando olhamos para a nossa São Pedro de hoje, sentimos que cada lugar tem um pouco da mão e do cuidado do cidadão aldeense, que foi peça fundamental para tornar aqui, um lugar onde todos se sentem acolhidos e com estrutura para viver. É uma honra para mim estar à frente de uma das pastas que deu, e ainda dá base para pessoas tão empenhadas em fazer da nossa Aldeia um lugar cada vez melhor”, ressaltou o secretário de Educação. 

Após o hasteamento, houve a assinatura do Decreto de instituição do Fórum de Políticas Públicas, dando continuidade ao projeto de gestão participativa promovido pelo atual governo. O evento, que ainda terá a data divulgada, será formado por painéis digitais de debate divididos em categorias de áreas de conhecimento. “Este é um marco muito importante para a nossa cidade pois vamos colocar em prática o conceito de gestão participativa, tão necessária para o avanço da democracia e das políticas públicas”, afirmou o prefeito. 

Foto: Renato Fulgoni

Nos intervalos entre as cerimônias, houve a divulgação de um curta-metragem de celebração aos 404 anos do município. “Escolhemos uma narrativa em primeira pessoa por causar uma identificação maior entre o ouvinte e a cidade. Humanizamos São Pedro da Aldeia como se fosse uma figura materna na narrativa. Pelas reações emocionadas que recebemos, acredito que tenhamos alcançado o objetivo” explicou Sarah Kerchner, coordenadora de Marketing do município.

Lives musicais agitam as comemorações

A programação do domingo de comemorações também foi marcada por muita música ao vivo, interatividade e ações solidárias. Promovidas pela Secretaria Adjunta de Cultura, as lives do grupo Nada Igual e Paula Azevedo agitaram a noite do 16 de maio, completando a festa com repertórios para todos os gostos.  

Grupo Nada Igual abriu a programação de lives com muito pagode neste domingo (16)
Foto: Renato Fulgoni

Conhecidos pela “mistura do Nada Igual”, os integrantes do grupo aldeense, Vinni, Digão, Diego Silva e Neném, abriram a noite de shows apresentando uma seleção de pagodes nacionais, dos clássicos aos hits do momento, passando também pelo sertanejo e pelo axé. “São músicas que marcaram a nossa história e a vida de muitas pessoas; para todo mundo de casa cantar junto”, comentou o vocalista Vinni. 

Foto: Reprodução Facebook

O setlist incluiu sucessos de Raça Negra, Boka Loka, Belo, Jeito Moleque, Rodriguinho, Dilsinho, Os Travessos, Sorriso Maroto, Thiaguinho, Pixote, Harmonia do Samba, Zé Neto & Cristiano, Mumuzinho e Léo Santana, entre outros. “Para nós é um prazer enorme estar em São Pedro da Aldeia comemorando mais um aniversário. Queremos parabenizar e agradecer a toda a equipe da Secretaria de Cultura, ao prefeito Fábio do Pastel e ao vice-prefeito Julinho pelo convite e pela oportunidade. Somos muito gratos por estar aqui”, destacou Vinni.

Casa da Cultura sediou a apresentação dos artistas da noite
Foto: Renato Fulgoni

Encerrando as lives do domingo, a cantora aldeense Paula Azevedo, a Paulinha, presenteou o público com uma seleção de sambas consagrados, em mais de uma hora de show ao vivo. No repertório, composições de sucesso nas vozes de Almir Guineto, Benito Di Paula, Maria Rita, João Gilberto, Ary Barroso, Cartola, Zeca Pagodinho, Alcione, Emílio Santiago, Xande de Pilares, Beth Carvalho, Belo, Djavan, Diogo Nogueira e Maria Bethânia.  

Foto: Reprodução Facebook

Com a interpretação da canção “O Bêbado e A Equilibristra”, a cantora também prestou homenagem ao compositor Aldir Blanc, que dá nome à lei emergencial criada pelo Governo Federal para oferecer repasse financeiro em apoio aos trabalhadores da Cultura durante a pandemia. “Em nome de todos os músicos aldeenses, deixo o meu muito obrigado ao secretário Thiago Marques, ao prefeito Fábio do Pastel e a toda equipe da Cultura por essa iniciativa, valorizando a prata da casa”, disse Paulinha.

Paulinha Azevedo trouxe o melhor do samba de raiz
Foto: Renato Fulgoni

Interatividade

Reunindo qualidade musical, de imagem e de som, os shows atraíram fãs e agradaram o público, que acompanhou de casa. “Não tem como dar errado. Comemorar o aniversário com ‘Nada Igual’ é só alegria”, escreveu o internauta Alexander Brandão. “Muito bom! Pagode da melhor qualidade. Parabéns São Pedro da Aldeia, cidade que eu tanto amo!”, disse Carol Lira. “Bom demais acompanhar esse momento. Nada poderia ser diferente com ‘Nada Igual’”, destacou Mayra Avils. “Live alto padrão”, elogiou Raffael Souza. 

Público participou enviando comentários
Foto: Reprodução Facebook

O talento para o canto e a voz única de Paulinha também foram destaques entre os comentários e até despertaram saudosismo entre os internautas admiradores do samba. “Ah, que saudades de uma roda de samba”, escreveu Aldineia Monteiro Martins. “Canta muito!”, enalteceu Cláudia Brasil. “A joia rara da nossa Aldeia. A voz revelação da Casa da Cultura”, escreveu Joelma Guimarães. “Que voz!”, disse Cristina Nunes. “Excelente cantora”, pontuou Viviane Marques. “Perfeita”, elogiou Aline Cerqueda. “Os artistas aldeenses são alto padrão! Amando! Parabéns a todos que fazem cultura aqui na cidade”, escreveu Maria Capitolina. 

Além das participações com comentários, durante a transmissão os internautas ajudaram a engajar a hashtag #SPA404Anos e aproveitaram para enaltecer a qualidade do evento. “São Pedro da Aldeia se adequando à nova realidade. Parabéns, Thiago Marques. Muito bom”, disse Geovani Borges Vianna. “Excelente transmissão”, escreveu Jonathan Soares. “Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou Fabiano Scovino. “Parabéns ao prefeito Fábio e a Secretaria Adjunta de Cultura pela bela iniciativa”, destacou Virginia Marques.

Cultura Contra a Fome 

Outro destaque da primeira noite de lives musicais foi o lançamento da campanha solidária “Cultura Contra a Fome”, idealizada pela Secretaria Adjunta de Cultura. A iniciativa, de cunho emergencial, tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para serem encaminhados aos artistas e agentes culturais da cidade que tiveram suas atividades profissionais interrompidas durante a pandemia. As doações deverão ser entregues na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro da cidade. O funcionamento do espaço acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.  

Campanha tem como objetivo arrecadar alimentos para a classe artística afetada pela crise da Covid-19

Para obter mais informações sobre a campanha, a população pode enviar um e-mail para a Secretaria, no endereço eletrônico casadaculturapmspa@gmail.com, com o título “campanha de alimentos”, ou entrar em contato pelo telefone (22) 2625-5167. “Sabemos que a pandemia afetou muito a classe artística. A Cultura foi um dos setores mais prejudicados e nós precisamos pensar nessas pessoas. Cada doação será muito importante”, disse o secretário da pasta, Thiago Marques. 

Novas atrações 

Até o fim do mês, a Casa da Cultura vai servir como ponto de apoio para os artistas durante as transmissões ao vivo. Ao todo, serão dez lives, que continuam nos dias 22, 28 e 29 de maio, com apresentações de Karol Barros, grupo Amadeus, banda Nossa Bossa, Gabriel Barbé & Trio, banda Flow, CB 22, Young Melody Banda e Thomas Melo. “Teremos ainda outros estilos musicais, como instrumental, música clássica, pop e outros. Preparamos uma programação com muito carinho, abrindo espaço para os nossos artistas. Quero aproveitar para agradecer ao prefeito Fábio do Pastel, a toda equipe da Cultura e as demais secretarias que nos apoiaram na execução desse projeto. Queremos comemorar com muita alegria, música e muita cultura, como São Pedro da Aldeia merece nesses 404 anos”, finalizou Thiago. 

O secretário adjunto de Cultura acompanhou toda a programação
Foto: Renato Fulgoni

Confira a programação completa: 

Sábado (22/05)  
17h – Karol Barros & Banda  
19h – Grupo Amadeus  
21h – Raony Alves  

Sexta-feira (28/05)  
18h – Gabriel Barbé & Trio 
20h – Banda Flow   

Sábado (29/05)   
17h – CB 22  
19h – Young Melody Banda  
21h – Thomas Melo & Banda

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso