Projeto cultural leva música de orquestra para alunos de São Pedro da Aldeia

Cerca de 350 alunos das escolas municipais Manoel Moraes da Silva e Luiza Terra de Andrade, no bairro Campo Redondo, vivenciaram uma atividade diferente nesta quarta-feira (05) com a chegada do projeto Orquestra Sons da Aldeia. Pela primeira vez, os estudantes tiveram a oportunidade de conferir de perto uma apresentação de música instrumental, no intervalo entre as aulas do turno da manhã. A ação foi resultado de uma parceria entre as secretarias de Cultura, responsável pela execução do projeto, e Educação, por meio da direção das unidades escolares.

Com pouco mais de uma hora de duração, a apresentação dos músicos aconteceu na quadra poliesportiva da escola Manoel Moraes da Silva, reunindo crianças e adolescentes do primeiro e segundo segmento, além de integrantes das equipes pedagógicas das duas unidades. A iniciativa, segundo o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, teve como objetivo proporcionar o acesso à arte da música aos alunos da rede pública municipal. “Ficamos muito felizes com a receptividade e o carinho com que as escolas receberam o nosso projeto. Esta é segunda apresentação da Orquestra no município, que também será expandida para outros bairros da cidade. Inclusive, em uma próxima etapa do projeto, serão oferecidas aulas gratuitas de música instrumental para moradores. A nossa proposta é criar polos de aprendizagem musical e concerto em diferentes bairros”, destacou Thiago.

Durante a programação, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o projeto
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

O diretor da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, Allan Hau da Silveira, comemorou a chegada do projeto aos estudantes. “Essa parceria com a Secretaria de Cultura é de suma importância, porque possibilita o acesso à arte e cultura, sobretudo à música de orquestra. Essa foi a primeira vez que os nossos alunos puderam apreciar uma apresentação com instrumentos clássicos e nós ficamos muito felizes com essa ação, especialmente porque estamos passando por uma reforma na nossa escola e, por conta das obras, estamos com poucos eventos. Para os alunos, esse tipo de atividade é fundamental e contribui muito para a consolidação de uma educação de qualidade. Foi uma experiência muito válida, os alunos interagiram bastante e adoraram a apresentação”, disse.

Para a diretora da Escola Municipalizada Manoel Moraes da Silva, Elisângela Rodrigues, a atividade também fortaleceu a integração entre os alunos do bairro Campo Redondo. “Nós amamos receber a Orquestra em nossa escola e acredito que essa iniciativa também fortaleceu esse intercâmbio entre as escolas, junto com a Luzia Terra. Eu acho que traz um benefício muito grande para os nossos alunos, principalmente nesse período pós pandemia. Ter acesso a música e a cultura é um ganho na formação intelectual dos estudantes. O retorno foi muito positivo e esperamos poder receber o projeto mais vezes”, comentou.

Sobre a Orquestra Sons da Aldeia

O projeto Orquestra Sons da Aldeia é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, criada para difundir a arte da música instrumental no município. O projeto foi executado através do Edital de Chamamento Público nº 11/2022 e abriu inscrições para a seleção e contratação de músicos instrumentistas, pessoa física ou jurídica. Além das apresentações musicais em praças, escolas e bairros da cidade, o projeto prevê a ministração de aulas de prática instrumental para jovens e adultos.

Recentemente, foram realizadas duas audições na Casa da Cultura com o objetivo de selecionar novos integrantes para a composição da Orquestra. Neste primeiro momento, as inscrições foram abertas para jovens com conhecimentos básicos em música e prática instrumental. Já na segunda fase do projeto, projetada para 2023, serão abertas novas vagas para alunos que não possuam nenhum conhecimento musical. “A ideia desse projeto é democratizar o acesso à arte e despertar no público aldeense o gosto pela música orquestral”, complementou o secretário de Cultura, Thiago Marques.