Em atendimento à Legislação Eleitoral, comunicamos que este site estará com informações restritas a partir do dia 06 de julho e até o fim das Eleições 2024.

Sal dá Jazz movimenta Praça da Matriz em São Pedro da Aldeia

Jam session, promovida pela Secretaria de Cultura, contou com repertório de clássicos nacionais e internacionais

A Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), no Centro de São Pedro da Aldeia, ficou movimentada na noite de quinta-feira (09/05) com a realização da primeira edição do ano do projeto Sal dá Jazz. A jam session, promovida pela Secretaria de Cultura, foi comandada pela banda Bananna Bossa Jazz Club, uma das contempladas pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023. O show contou com repertório de clássicos do jazz e da bossa nova, além da participação especial de cantores convidados.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, também participou do evento. “A gente fica muito feliz em retornar com esse projeto agora em 2024. Lançamos o Sal dá Jazz em 2022 com o intuito de proporcionar formação de plateia e a democratização do acesso à arte da música, e temos tido um retorno muito positivo do público e dos artistas participantes. Muitos artistas locais, contemplados pelos nossos editais, já passaram por aqui. Músicos, cantores e instrumentistas que têm feito um trabalho muito importante de fomento à arte da música e, de modo especial, dos estilos jazzísticos”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, fez a abertura do evento
Foto: Alice Nunes/Divulgação PMSPA

Composta por Antonio Andrade (contrabaixo), Edson Santos (saxofone), Mário Patti (bateria), Samuel Jr. (piano) e Shylanar (voz), a banda Bananna Bossa Jazz Club contagiou o público com uma seleção de sucessos da bossa nova e do jazz nacional e internacional. “É sempre maravilhoso saber que a gente tem espaço e oportunidade de mostrar o nosso trabalho na cidade. É um orgulho e uma satisfação tocar nesse projeto e a gente só tem a agradecer à Secretaria de Cultura. Sou músico há 20 anos, atuando profissionalmente há oito, e a gente não via esses projetos de valorização dos músicos acontecendo. Então, a prefeitura está de parabéns”, destacou o baterista proponente da banda no Edital, Mário Patti. A apresentação contou, ainda, com a participação especial dos cantores Elber Faria, Emilene Suzana, Guilherme Botelho e Raony Alves, além de Thiago Marques, no piano, e Jorge Rafael Goes, na bateria.

Vindos de Cabo Frio-RJ, a fisioterapeuta Caroline Moreno e o oficial da Marinha Mercante Tadeu Azevedo, que também são da área da música, fizeram questão de curtir a programação na cidade. O casal elogiou a iniciativa. “A gente acha super importante e válido ver um projeto como esse acontecendo fora das quatro paredes, em um ambiente aberto e super familiar. É uma noite agradabilíssima, que se torna um grande atrativo para a cidade”, destacou Caroline, que também é cantora. “A Secretaria de Cultura está de parabéns pela iniciativa. Que continue trazendo mais projetos assim que, com certeza, estaremos aqui prestigiando”, complementou Tadeu, contrabaixista.

Vindos de Cabo Frio-RJ, Tadeu Azevedo e Caroline Moreno elogiou a iniciativa
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Lançado em 2022 pela Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Sal dá Jazz tem como proposta criar na Região dos Lagos um ponto de encontro para músicos e ouvintes amantes da improvisação, do jazz, da bossa nova, da MPB, do samba/jazz e do jazz latino.O nome do projeto faz alusão à histórica atividade salineira, que por décadas comandou a economia do município, impulsionando e influenciando a cultura e o desenvolvimento regional.

Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA