São Pedro da Aldeia abre inscrições para a Companhia de Teatro Municipal

Os atores e atrizes de São Pedro da Aldeia terão a oportunidade de integrar a Companhia de Teatro Municipal. Entre os dias 22 e 30 de setembro, a Secretaria Municipal de Cultura estará com inscrições abertas para a seleção de artistas do município, na faixa etária a partir de 16 anos de idade. Os interessados podem se inscrever de forma on-line, no site da prefeitura (clique AQUI para acessar o formulário), ou presencialmente na Casa da Cultura, que fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, o projeto tem como objetivo fomentar a arte teatral e valorizar os talentos da cidade. “A Companhia de Teatro é mais um projeto cultural que estamos dando início, com o objetivo de abranger essa nova geração de atores e atrizes do município. A proposta é valorizar os nossos talentos locais e garantir o acesso à arte, além de proporcionar o desenvolvimento artístico contínuo, através da montagem e circulação de espetáculos teatrais dentro e fora da cidade”, destacou.

Os candidatos que se inscreverem para participar do processo de seleção da Companhia serão submetidos a um Teste de Habilidade Específicas (THE) para avaliação da aptidão e do nível do domínio em quesitos como interpretação, capacidade de improvisação, expressão corporal e dicção. As provas de habilidade estão marcadas para acontecer no dia 4 de outubro, na sede da Escola de Artes Municipal, quando os candidatos terão as suas performances, coletivas e individuais, avaliadas e pontuadas.

Ao todo, 10 vagas estão sendo oferecidas para a composição da Cia. Os candidatos em idade escolar que estejam matriculados em escola pública ou beneficiários de programas sociais do Governo Federal terão prioridade na ordem de preenchimento das vagas.

Regulamentada pela Lei Municipal nº 3.047/2022, a Companhia de Teatro Municipal é o primeiro projeto lançado pela Secretaria Municipal de Cultura voltado à produção teatral e à formação teórica e prática de atores e atrizes. A Cia será coordenada pela atriz, arte-educadora e pesquisadora Anna Fernanda Corrêa, que também atua como instrutora de teatro na Escola de Artes Municipal.

O regulamento completo com a lista dos documentos necessários para a inscrição pode ser conferido na página da Secretaria Municipal de Cultura (clique AQUI para acessar).

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade.