São Pedro da Aldeia participa da 5ª Conferência Estadual de Cultura

Evento marcou a eleição de delegados aldeenses para a Conferência Nacional

O município de São Pedro da Aldeia marcou presença na 5ª Conferência Estadual de Cultura, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ). A cidade foi representada por integrantes da gestão pública e da sociedade civil, que participaram ao lado de mais de 700 pessoas na construção das pautas e debates em prol da política cultural fluminense. O evento também foi marcado pela eleição de delegados aldeenses para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília-DF.

Evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil
Foto: Divulgação

Presente nos três dias de evento representando o secretário municipal, a diretora de Cultura, Giselle Lima, pontuou a importância da participação. “Participar da Conferência Estadual de Cultura foi um momento enriquecedor para nós, que proporcionou o exercício do diálogo, o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre Poder Público e sociedade civil. Pudemos levar nossas ideias e propostas de políticas públicas, projetos e ações para compor as pautas que serão levadas agora para a etapa nacional. E, de forma especial, foi um marco para São Pedro da Aldeia. Pela primeira vez, nossa cidade terá dois delegados, entre os 45 eleitos, para representar o nosso Estado na Conferência Nacional. Isso é motivo de orgulho e ficamos muito felizes em saber que nosso município estará representado também em Brasília”, ressaltou.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a Conferência Estadual foi realizada em três dias na cidade do Rio de Janeiro, com programações no Teatro Riachuelo e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A primeira etapa, que aconteceu no final do ano passado, foi realizada de forma on-line, abrangendo três dias de diálogos temáticos abertos ao público, transmitidos ao vivo pelo YouTube.

Durante a programação presencial, foi feita a aprovação do Regimento Interno e os participantes traçaram diretrizes para a criação de políticas públicas voltadas às mais variadas áreas do setor cultural, como literatura, teatro, circo, dança, artes visuais, música, cultura tradicional, popular e indígena, audiovisual, museu e patrimônio cultural. As demandas locais, definidas no evento em grupos temáticos, serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, prevista para acontecer em março, após 10 anos de hiato.

Na categoria “Regional”, pelo Poder Público, a assessora técnica da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, Josephane Lima, foi uma das delegadas eleitas para representar o estado em Brasília, como titular. “Representar a Gestão Pública de São Pedro da Aldeia na Conferência Estadual foi um sonho realizado. Lutamos para garantir que todas as regiões do estado tivessem a oportunidade de enviar seus representantes para a etapa Nacional. Em meio aos debates, fui acolhida pelo incrível grupo do Fórum de Gestores e do Estado. Juntos, traçamos o melhor caminho para assegurar essas vagas, sempre com respeito e diálogo. Com o apoio maciço dos gestores da nossa Região, conseguimos a tão desejada vaga, fruto de uma verdadeira união de esforços. Só tenho a agradecer a todos que confiaram em mim e acreditam no meu trabalho”, destacou a assessora.

O município também terá representação na Conferência Nacional pela sociedade civil. No segmento “Setorial”, referente a “Povos Originários”, o líder comunitário quilombola, Roberto dos Santos, o Robertão, também foi eleito delegado titular, compondo a comitiva da Baixada Litorânea. Nascido e criado na comunidade de remanescentes do Quilombo Caveira, em Botafogo, Robertão é guardião da memória local e grande defensor dos direitos dos remanescentes quilombolas.

Além dos delegados aldeenses, a Região dos Lagos e a Baixada Litorânea estarão representadas por outras cinco cidades. Pelo Poder Público, Valciele Rodrigues, do município de Silva Jardim, foi eleita delegada suplente. Pela sociedade civil, foram eleitos Cláudia Regina dos Santos, de Rio das Ostras, e Osmane Freitas, de Iguaba Grande (titulares), tendo como suplentes Zelder Reis, de Cabo Frio, e Yanieska Genaro, de Búzios. Nos segmentos “Cultura Popular” e “Audiovisual”, os escolhidos como titulares foram Théo Silveira, de Arraial do Cabo, e Thammy Damiane, de Cabo Frio, respectivamente.

Delegados eleitos participarão da 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília-DF
Foto: Divulgação

Segundo informações divulgadas pela SECEC-RJ, esta foi a maior conferência estadual de Cultura da história do Rio de Janeiro, com adesão de mais de 90% dos municípios. Também participaram do evento a secretária da SECEC-RJ, Danielle Barros, e representantes do Ministério da Cultura (MinC) e do Fórum de Secretários.