São Pedro da Aldeia participa de Encontro Estadual de Gestores de Cultura

Representando o município de São Pedro da Aldeia, o secretário e a diretora municipais de Cultura, Thiago Marques e Giselle Lima, participaram do II Encontro Estadual de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Sesc Alpina, em Teresópolis, com o objetivo de promover a troca de experiências e o debate de políticas públicas entre representantes das cidades fluminenses.

Evento proporcionou o intercâmbio cultural entre os gestores
Divulgação

A programação, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), incluiu mesas de debates, reuniões setorizadas por região, apresentações artísticas e prestação de contas dos investimentos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado direcionados ao setor cultural nos municípios do Rio.

Programação incluiu apresentações artísticas
Foto: Leonardo Ferraz

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a participação no evento. “A parceria com a Secretaria de Estado de Cultura tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor cultural de São Pedro da Aldeia, especialmente nesse contexto de retomada das atividades culturais. Temos buscado, cada vez mais, estreitar essas relações, intermediar a execução dos projetos do Estado e conhecer as políticas públicas culturais que estão em andamento, que beneficiam os nossos artistas e agentes culturais”, disse.

Durante as reuniões setoriais, dois representantes de cada uma das dez regiões do estado foram escolhidos para participarem da eleição da nova mesa diretora do Fórum de Secretários de Cultura, biênio 2023-24. Na Baixada Litorânea, Thiago Marques foi um dos gestores escolhidos para o pleito.

Ao longo do dia, os gestores municipais receberam orientações sobre a Lei Aldir Blanc (LAB) e Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com rodadas de perguntas. Através da LIC, 94 projetos de diferentes segmentos foram patrocinados no último ano, somando investimento de quase R$ 140 milhões. Deste valor, 32% foi destinado para a capital e 68% ao interior.

Gestores municipais receberam orientações sobre a Lei Aldir Blanc (LAB) e Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com rodadas de perguntas
Divulgação

Presente no evento, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressaltou a importância da integração com os gestores das cidades. “É através do diálogo que vamos conseguir descentralizar os recursos da pasta, alcançando cada vez mais o interior”, disse.

Secretária Danielle Barros falou sobre o investimento do Estado na cultura fluminense
Leonardo Ferraz