São Pedro da Aldeia recebe espetáculo de dança afro neste fim de semana

Ingressos para as sessões deste sábado (18) e domingo (19) estão à venda pela Internet

O espetáculo de dança afro “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” é a atração deste sábado (18/05) e domingo (19/05), às 19h, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia. Em cartaz pela primeira vez na Região dos Lagos, a apresentação aborda a cultura africana e é protagonizada pelo grupo artístico Tambor de Cumba. Os ingressos estão à venda pela Internet, no site Sympla (clique AQUI e AQUI para acessar). A classificação indicativa é livre. O evento conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Há sete anos ocupando os palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança afro abre a temporada 2024 na cidade com a proposta de mostrar uma versão africana para o mito da criação do universo. Liderado por Aninha Catão e composto por quatro músicos e sete bailarinos, o grupo artístico Tambor de Cumba retrata como as primeiras formas de vida surgiram, a partir de elementos primordiais da natureza, o fogo, a terra, a água e o ar, além das divindades iorubás, os orixás. O trabalho é baseado em um estudo homônimo desenvolvido por Marcelo Monteiro e conta com uma equipe de artistas pretos.

De acordo com a bailarina e diretora artística Aninha Catão, o espetáculo é uma oportunidade de aprender sobre a história ancestral dos africanos escravizados no Brasil. “Esta é a chance de conhecer um pouco sobre nós mesmos, a nossa origem e a nossa cultura. O espetáculo tem o papel de evidenciar a existência de uma riqueza cultural magnífica, no Brasil, herdada do continente africano, em especial, do povo iorubá. Também propomos a desconstrução da marginalização da cultura negra, destacando o protagonismo do negro e das suas formas de recriar a sua própria existência, com símbolos, formas e reconhecimento”, destacou.

Além do espetáculo, o grupo Tambor de Cumba também oferecerá, no sábado (18/05), às 10h e 11h, respectivamente, a palestra “Cosmogonia Africana” e uma oficina de dança afro. A entrada será a doação de 1kg de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas junto aos organizadores pelo número (21) 99014-8487 (WhatsApp).

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa está localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 555, no bairro Nova São Pedro.