São Pedro da Aldeia terá 1º Baile Soul Black neste sábado (18)

Evento alusivo ao Dia da Consciência Negra vai contar com diversas atrações culturais na Praça Hermógenes Freire da Costa

O próximo sábado (18/11) será recheado de atrações culturais em São Pedro da Aldeia com a realização do 1º Baile Soul Black. A programação promete movimentar a Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro, das 19h às 23h, com muita música, desfile de moda afro-brasileira, palestra, dança de rua, tambor vivo e batalha de rappers. O evento é uma realização do grupo “Entre Amigos” e conta com a participação especial de artistas e agentes culturais da Região dos Lagos. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura, Turismo, Agricultura e Esporte.

Mais de 40 artistas voluntários, vindos de toda a Região, se apresentarão no espaço. Ainda, a programação inclui participações da cantora Shylanar, da palestrante Silvia Rubem, do DJ Felipe Paço e do grupo de dança “Sem Limites”.

Uma das organizadoras do evento, a conselheira municipal de Cultura, pesquisadora e estilista aldeense Marlúcia Soares, a Malu, falou sobre a iniciativa. “Estamos no mês da Consciência Negra e, por isso, o grande objetivo dessa ação conjunta é promover a união entre os artistas e agentes culturais que fomentam e representam a cultura afro-brasileira, além de enaltecer a nossa ancestralidade e apresentar um pouco dessa cultura que faz parte das raízes históricas e culturais de São Pedro da Aldeia. Esse movimento é importantíssimo para que possamos valorizar a cultura negra, levar informação e arte de maneira gratuita. A gente ficou muito feliz pela prefeitura ter abraçado esse projeto”, destacou Malu, que já atua há mais de 10 anos no segmento da moda afro-brasileira. Também integram o grupo organizador, os artistas e conselheiros municipais de Cultura, Diego Feliciano e Flavio Villanova.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, o evento também será uma excelente oportunidade para a divulgação dos talentos locais. “Nossa cidade tem muitos artistas e agentes culturais que fazem um trabalho excepcional no resgate da nossa herança africana e no fomento à cultura afro, seja na música, na dança, na moda, no teatro ou na produção cultural. O Baile Soul Black será uma grande oportunidade para que a população conheça, valorize e divulgue esses trabalhos”, comentou.