Secretaria de Cultura é destaque no Desfile Cívico pelos 407 anos de São Pedro da Aldeia

Servidores, artistas, alunos e integrantes dos equipamentos culturais se apresentaram no evento festivo

A equipe da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia marcou presença no tradicional Desfile Cívico Escolar em comemoração ao aniversário de 407 anos de São Pedro da Aldeia, celebrado em 16 de maio. Acompanhado do secretário da pasta, Thiago Marques, o time de servidores apresentou as ações e projetos que têm sido implementados desde 2021 pela gestão. Outro destaque da programação foram as apresentações da Orquestra Sons da Aldeia na alvorada festiva e a performance dos alunos e dançarinos do Ballet Municipal e da Escola de Artes Municipal, que encantaram o público com a coreografia “Brasilidade”.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a participação da Cultura na programação festiva. “Ficamos muito felizes por participar e contribuir com esse evento tão tradicional na nossa cidade, comemorando esses 407 anos de história. Foi mais uma excelente oportunidade de podermos apresentar para a população o trabalho que temos feito a frente da Secretaria, através dos nossos departamentos, projetos e equipamentos culturais, que foram criados com o apoio do prefeito Fábio do Pastel dentro do nosso grande objetivo de proporcionar a democratização do acesso à arte e cultura. São ações que têm impactado positivamente centenas de artistas, agentes culturais e alunos aldeenses”, destacou.

Ao lado da equipe, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, marcou presença na programação festiva
Foto: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

Representando o slogan oficial da pasta “Cultura Não Para”, os servidores, artistas voluntários e alunos apresentaram faixas dos espaços, projetos e equipamentos integrantes da estrutura da Secretaria Municipal de Cultura: a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a Casa da Flor, o Teatro Municipal Dr. Átila Costa, o Cine Estação, da Biblioteca Municipal Professor Cordelino Teixeira Paulo, a Casa do Artesão, a Orquestra Sons da Aldeia, o Ballet Municipal, a Companhia de Teatro Municipal, a Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, o Departamento Criativo, o Projeto Sal dá Jazz, o Concerto Musical Gabriel Joaquim, a Feira Cultural Itinerante e o projeto Música na Praça.

A diretora municipal de Cultura e diretora interina da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, Giselle Lima, também acompanhou de perto o evento. “Trouxemos a representação de todas as nossas ações e equipamentos culturais, alguns deles inéditos, e é muito importante que a população de um modo geral conheça aquilo que a Cultura está proporcionando. É muito bom ter esse apoio do prefeito Fábio do Pastel, que vem nos auxiliando para que a gente possa, cada vez mais, apresentar oportunidades e coisas novas para a cidade, porque o aldeense merece”, disse.

A diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, também acompanhou de perto o evento
Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

Confeccionado pelo time de artistas plásticos da Secretaria, um bolo cenográfico de dois metros de altura fez sucesso na avenida, trazendo cores e elementos simbólicos alusivos à cultura, tradições e história da cidade, reforçando o tema do Desfile deste ano: “São Pedro da Aldeia canta Brasil: História, Cultura e Alegria”.

Secretário de Cultura e coordenador do Ballet são homenageados na Câmara Municipal

Como parte da programação festiva pelos 407 anos de fundação da cidade, a Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia realizou a tradicional sessão solene com entrega de homenagens a personalidades municipais e autoridades estaduais e federais pelos relevantes serviços prestados à cidade. Dentre os homenageados com Título de Cidadão Aldeense estiveram o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, e o coordenador e coreógrafo do Ballet Municipal, Ramirez Menezes, que também atua como diretor artístico e instrutor de dança na Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes.

Secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, foi homenageado com o Título de Cidadão Aldeense
Renan Freitas/Divulgação PMSPA

Clique AQUI para acessar a galeria de fotos.