Secretaria de Cultura faz balanço de ações e anuncia novos projetos

Os avanços alcançados, a superação dos desafios e as metas para 2022 foram os temas principais da reunião geral promovida pela Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia nesta terça-feira (1º). O encontro reuniu servidores do setor administrativo, Casa da Cultura, Escola de Artes Municipal, Cine Estação, Casa da Flor e Biblioteca Municipal. A iniciativa teve como objetivo apresentar os projetos futuros e a nova estrutura organizacional da pasta que, com a sanção da Lei Complementar nº 184/2021, ganhou o status inédito de Secretaria Municipal.

Reunião geral reuniu servidores de todos os setores da SEMUC
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Raíra Morena

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, fez um balanço das ações e conquistas do primeiro ano de gestão e apresentou um panorama da situação atual da pasta, que, a partir deste ano, passa a ter mais autonomia e novas atribuições dentro da estrutura administrativa do Poder Executivo. “Tivemos avanços muito significativos, mas agora, enquanto uma unidade administrativa exclusiva, queremos chegar mais longe. Passar de secretaria adjunta para Secretaria Municipal, em tão pouco tempo, atesta o quanto estamos conseguindo evoluir, mesmo com tantos desafios, e ter o reconhecimento do prefeito Fábio, que é um grande incentivador das atividades culturais. Eu gosto de pensar no nosso trabalho como uma missão e, como missionários, temos o dever de manter viva e vibrante a nossa cultura. Para isso, precisamos ter uma equipe unida e alinhada com os nossos projetos e metas”, disse Thiago, que aproveitou para agradecer a dedicação de toda a equipe pelo trabalho realizado.

O secretário fez um balanço das ações e conquistas do primeiro ano de gestão e apresentou um panorama da situação atual da pasta
Foto: Raíra Morena

Entre as principais conquistas da Cultura, em 2021, estão a retomada de eventos importantes, como a tradicional Casa do Papai Noel, que foi totalmente revitalizada; o lançamento de um edital inédito de Fomento Cultural, voltado à contratação de músicos locais para o concerto natalino; o início da reforma emergencial da Casa da Flor; a organização do Fórum Permanente de Política Cultural, que integra agentes culturais e Poder Público; e a execução da Lei Aldir Blanc em atenção aos artistas e produtores culturais contemplados na cidade.

Já na questão do planejamento para 2022, o secretário destacou a aquisição de computadores para a sala de informática da Biblioteca Municipal e de novos equipamentos para o Teatro e para a Escola de Artes Municipal; a realização de Processo Seletivo para contratação de novos profissionais; e a criação de novos Editais destinados aos artistas e agentes culturais da cidade em diferentes segmentos. A realização dos Editais – reinvindicação antiga dos artistas, que garante a democratização dos recursos públicos – será possível graças à ampliação do orçamento da pasta, que pela primeira vez, é uma realidade.

Thiago Marques apresentou mais de 30 metas e projetos culturais previstos para este ano, entre eles a realização da quarta Conferência Municipal de Cultura. As reuniões prévias estão marcadas para acontecer nos dias 21 de fevereiro, 21 de março e 18 de abril, com a participação dos agentes culturais, artistas e integrantes do Fórum Municipal de Política Cultural de São Pedro da Aldeia, além de representantes de movimentos livres e artistas independentes. O local e os horários serão divulgados posteriormente pela Secretaria.

Mais de 30 metas e projetos culturais estão previstos para este ano, entre eles a realização da quarta Conferência Municipal de Cultura
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Raíra Morena

Também foram apresentados alguns dos novos servidores que passarão a integrar o quadro de funcionários da Secretaria de Cultura em 2022, entre eles a historiadora, atriz-bonequeira, especialista em gestão cultural, Cleise Campos. A profissional, que acumula mais de vinte anos de experiência em política cultural e capacitação de gestores públicos e agentes culturais, atuará na assessoria para o cumprimento do Sistema Municipal de Cultura, bem como o apoio para a elaboração e execução de projetos e relações institucionais.

“É muito bom ver a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia nesta linha de gestão. Não é realidade em muitas cidades um secretário que dialoga e que se dispõe a estabelecer ações compartilhadas. Tudo o que foi apresentado aqui eu posso garantir que é uma vitória. Nestes recentes anos, dos 92 municípios do Estado, 16 cidades deixaram de ter secretarias de Cultura e São Pedro da Aldeia fechou o ano estabelecendo uma pasta exclusiva para o setor. Importante, agora, é entendermos como a Cultura pode se estabelecer de modo ainda mais amplo, interagindo com os atores sociais e a população em geral, onde o papel de cada um de nós, servidores, é fundamental nessa soma”, destacou Cleise.

Foto: Divulgação/SEMUC PMSPA

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