Secretaria de Cultura promove roda de conversa pelo Dia Nacional das Tradições Africanas

Em alusão ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia vai promover, na próxima terça-feira (21/03), às 10h, uma roda de conversa na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. O evento contará com a participação de líderes religiosos de matrizes africanas convidados, que atuarão como facilitadores do encontro. O evento é aberto ao público.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância do encontro. “O Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé é uma oportunidade para promovermos a conscientização, a valorização e o respeito às culturas afro-brasileiras, além de fomentar a reflexão sobre a importância da diversidade cultural, do diálogo e do combate à intolerância religiosa. Estendemos o convite a todos os artistas, autoridades, grupos, coletivos e espaços atuantes no segmento cultural afro-brasileiro da nossa cidade que, através do seu trabalho, contribuem para a preservação do patrimônio histórico cultural imaterial aldeense”, destacou.

Em São Pedro da Aldeia, a composição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) prevê a representação de povos e comunidades tradicionais de raízes africanas em uma das cadeiras da sociedade civil.

Imagem: Divulgação PMSPA

Sobre a data

Publicada no Diário Oficial da União recentemente, a Lei nº 14.519 definiu o dia 21 de março como uma data nacional em atenção às Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A data escolhida para a comemoração é também Dia Internacional contra a Discriminação Racial, marco estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) tendo como referência o episódio que ficou conhecido como “Massacre de Shaperville”, em 1960 na África do Sul.

O massacre ocorreu quando cerca de 20 mil sul-africanos protestaram contra a determinação imposta pelo governo da época, de limitar os locais onde a população negra poderia circular. Em resposta à manifestação, que era considerada pacífica, militares da África do Sul atuaram violentamente para reprimir o protesto. Tiros foram disparados contra os manifestantes, resultando na morte de 69 pessoas.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.

Roda de conversa acontecerá na Casa da Cultura
Raíra Morena/Divulgação PMSPA