Semana de Conscientização do Autismo termina em grande estilo

Entre os dias 25 e 30 de abril, São Pedro da Aldeia celebrou a Semana de Conscientização do Autismo, realizada pela Prefeitura e que envolveu várias Secretarias Municipais e a iniciativa privada. Foram muitas rodas de conversa, palestras e encontros que discutiram o atendimento às pessoas com TEA na cidade. Para encerrar as atividades, no último sábado (30), foi realizado um evento de encerramento na Praça da Matriz, no Centro.

Durante toda a manhã e parte da tarde, representantes das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e de Cultura, além da iniciativa privada e de membros do legislativo, se reuniram para levar à população em geral, especialmente para as famílias dos autistas, muita informação e entretenimento. 

Foto: Lívio Campos

O prefeito Fábio do Pastel esteve presente na abertura do evento e enfatizou a importância da Semana, criada por meio de um projeto da vereadora Mislene. “A gente fica muito feliz em ver tanta gente, tanta Secretaria envolvida em um projeto como esse. Mostra que São Pedro da Aldeia realmente pensa diferente em relação ao acolhimento da pessoa com autismo. E com a Clínica Escola, que está vindo pra cidade, vamos avançar ainda mais”, disse o prefeito.

Foto: Lívio Campos

Fábio se referiu ao projeto Clínica Escola do Autismo, que teve a autorização assinada pelo Governador Cláudio Castro na semana passada, quando visitou a cidade. Para o coordenador de Comunicação da Prefeitura, Vinícius Loureiro, que foi um dos organizadores do encerramento da Semana de Conscientização do Autismo, esse anúncio veio em uma hora muito boa. “A gente estava esperando muito por isso. O nosso objetivo é transformar São Pedro da Aldeia em referência no tratamento do autismo. Tudo que está acontecendo aqui é um marco pra gente, cada vez que vemos uma criança com autismo na rua, em uma praça, com a família, confortável, é uma vitória. Mostra que a sociedade está cada dia mais preparada para conviver com quem tem TEA”, disse Vinícius. 

Foto: Lívio Campos

Para a assistente social da SASDH, Rosângela Almeida, o momento simboliza a abertura para a sociedade conhecer o autismo. “A conscientização passa por aí, é muito importante que todos estejam nestes espaços”, comentou. 

A diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Rosemary Calazans, ressaltou a importância do evento. “Uma semana parando pra pensar em tudo que a gente pode fazer na rede municipal para ampliar o atendimento, atender a população, acolher e acompanhar esse portador do TEA e sua família e, o mais importante, dar toda assistência necessária.”  

Foto: Lívio Campos

Sheila Gomes é coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI),  que atende crianças e adolescentes com o transtorno. “É de extrema importância a gente trazer para a rua aquilo que temos nos nossos equipamentos; mostrar para a população que a cidade tem atendimento para as pessoas que precisam,” disse Sheila. 

A vereadora Mislene participou ativamente de toda a programação da Semana de Conscientização do Autismo em São Pedro da Aldeia. No encerramento, além de estar presente, levou algumas atrações para as crianças, como o espetáculo de bolhas de sabão, que encantou a garotada. “A gente está muito feliz por encerrar a semana de conscientização. Nós sabemos que muitas pessoas ainda precisam de informação a respeito do tema, até as próprias famílias que têm pessoas com autismo precisam conhecer mais e saber quais os mecanismos que a cidade oferece”, comemorou a vereadora.  

Foto: Lívio Campos

O apoio da iniciativa privada foi fundamental para que o evento de encerramento fosse realizado. Fábio Coelho é empresário do ramo de educação. O dono da Academia do Autismo e da Mosaico – Centro de Desenvolvimento Humano entende a importância dessa parceria. “Nada mais justo que a iniciativa privada estar presente apoiando o evento que foi feito a muitas mãos. É um trabalho de toda a sociedade, por isso estamos aqui apoiando e desejando cada vez mais melhorias em todas as áreas do atendimento ao autista”, declarou.   

Durante a manhã de sábado, quem compareceu à Praça da Matriz teve a oportunidade de fazer a carteirinha do Autista, se divertiu, ouviu palestras de assuntos importantes e, ainda, acompanhou uma apresentação cultural. Para o secretário de Cultura Thiago Marques, é importante essa integração entre as Secretarias. “A gente entende que a cultura tem um espaço importante no tratamento para melhorar o bem estar do paciente. Trouxemos um  professor de dança que já tem experiência com alunos especiais e a gente percebe como a arte ajuda os alunos na integração das crianças e adolescentes.” 

Foto: Lívio Campos

As famílias que estiveram presentes também aprovaram a ação. Neide é mãe do Teo  e ressaltou que é por meio de eventos como esse que as mães começam a perceber uma mudança na inclusão. “Não é fácil, a nossa vida parece uma montanha russa, mas a gente vai tentando levar a vida da melhor forma. E contamos com o apoio de todos”. 

Luis Fernando tem uma filha autista, a Luana. Desde que ela nasceu, a família teve que mudar o estilo de vida. “Eu e minha família criamos um novo estilo de vida, o estilo de vida do autismo. Pesquisamos e aprendemos muita coisa, agora tudo gira em torno da Luana e a gente percebe que São Pedro está muito à frente nessa questão”.

No final, houve uma grande confraternização em frente à antiga Secretaria de Saúde, onde foi pintado, pelo artista Marlon Muk, um mural referente ao autismo.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso