4ª Baile de Dança de Salão agita Casa do Artesão em São Pedro da Aldeia

A 4ª edição do Baile de Dança de Salão mais uma vez agitou a Casa do Artesão de São Pedro da Aldeia, com uma programação especialmente dedicada aos adeptos e amantes da dança. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o baile levou uma mistura de ritmos para o espaço, passando por estilos como a salsa, a bachata, o xaxado e o soltinho. A programação incluiu apresentações e aulões de dança com a participação de instrutores e alunos da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, professores de dança convidados e alunos do projeto social “Dançar É Viver”.

O prefeito Fábio do Pastel prestigiou o evento. “Fico muito feliz em ver o sucesso do evento e o alcance desse trabalho tão especial. Eu agradeço ao Thiago, nosso secretário de Cultura, todos os dias pelo trabalho que vem desenvolvendo em nossa cidade. Agradeço também ao Alex e a todas as pessoas envolvidas nos eventos que preparamos e organizamos, pensando sempre em fazer o melhor para o cidadão aldeense”, comentou.

Durante o baile, as artesãs do espaço, moradores, turistas e alunos da Escola de Artes Municipal puderam se divertir na pista de dança, participar de um aulão de bachata e acompanhar de perto a apresentação da dançarina Karen Keiko e do instrutor de Dança de Salão da Escola, Alex Sales, o Leleki. Outro ponto alto da programação foram as performances dos jovens do projeto social “Dançar É Viver”, convidado especial da noite. O projeto, fundado há cinco anos em Cabo Frio-RJ, oferece aulas gratuitas de dança para adolescentes e adultos com condições neurológicas, como o transtorno do espectro autista e a síndrome de down. As apresentações incluíram uma coreografia em libras, uma de hits virais da Internet e uma dança de xaxado.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, também acompanhou a programação. “Agradeço ao prefeito Fábio do Pastel pela presença e por apoiar as iniciativas da Secretaria de Cultura e a cada visitante que tem prestigiado os nossos Bailes aqui na Casa do Artesão. As aulas de Dança de Salão do professor Leleki são um grande sucesso e agora estamos avançando com esse trabalho, oferecendo também aulas para os jovens atendidos na APAE, entendendo a importância da dança como um instrumento de transformação social e de inclusão. Fico muito feliz em ver que estamos conseguindo possibilitar o acesso à arte da dança para tantas pessoas”, destacou.

Responsável por conduzir a programação, o professor Leleki comemorou o sucesso do baile. “Foi muito bacana receber o prefeito no nosso Baile e poder mostrar um pouquinho do que temos feito. O baile lotou, tivemos a presença de pessoas de Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Cabo Frio e Araruama. Hoje, esse trabalho com a Dança de Salão no município está sendo de muita importância, porque além dos nossos alunos da Escola de Artes, estamos recebendo pessoas de fora, que fazem questão de apreciar e de curtir os bailes”, comentou.

O professor de Dança de Salão da Escola de Artes Municipal, Leleki, comemorou o sucesso do baile
Foto: Ayron Dias/Divulgação PMSPA

Residente na cidade desde 2019, a família Sousa Barreto marcou presença pela segunda vez no evento. “A experiência tem sido maravilhosa. Você percebe o quanto as pessoas gostam de estar aqui e é um ambiente ótimo, acolhedor, tranquilo e seguro também para as crianças. Ter um baile gratuito como esse para a população se divertir e ter esse contato com diferentes estilos de dança faz toda a diferença não só para a saúde física, mas também para a saúde mental. Para mim, particularmente, como amante e profissional da dança e também como aluna do Leleki na Escola de Artes, esses eventos têm sido muito enriquecedores. A Secretaria de Cultura está de parabéns”, destacou Aline Oliveira de Sousa, que compareceu ao lado do esposo, Renato, e das filhas Catarina, Cecília e Maria.

Família Sousa Barreto marcou presença pela segunda vez no evento
Foto: Ayron Dias/Divulgação PMSPA

Renata Sales é mãe de Ryan, adolescente com síndrome de down e um dos jovens dançarinos atendidos pelo projeto “Dançar É Viver”. A técnica em enfermagem destacou a emoção ao ver o filho se apresentar no Baile. “Meu filho adorou participar e os outros jovens do projeto também riram à toa, se divertiram muito. É maravilhoso ver que a Prefeitura de São Pedro da Aldeia está abrindo as portas para a inclusão. Isso para nós, que temos filhos PCD, é muito gratificante. Este ano, o Ryan também teve a oportunidade de se apresentar no palco da prefeitura, durante o carnaval, e foi maravilhoso. A gente só tem que enaltecer e parabenizar São Pedro da Aldeia por dar esse exemplo e incentivo”, disse.

O evento também contou com a presença da diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, da coordenadora do artesanato municipal, Karoline Giordano, e da coordenadora de Eventos, Fabiana Evangelista, dentre outros integrantes da equipe de gestão.