7º Baile de Dança de Salão leva mistura de ritmos para a Casa do Artesão

Evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura atraiu visitantes e adeptos da dança

A Casa do Artesão, no Centro de São Pedro da Aldeia, ficou movimentada com a realização do 7º Baile de Dança de Salão. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a programação agitou o público com uma mistura de ritmos, passando por estilos brasileiros, latinos e norte-americanos, como o forró, o soltinho, a salsa, a bachata e o twist. O evento contou com a presença de visitantes de dentro e fora da cidade, entre professores e alunos de dança convidados, artesãos do espaço e alunos das turmas de dança de salão da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes.

Presente no evento, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, ressaltou a realização de mais uma edição de sucesso. “O primeiro Baile de Dança de Salão de 2024 foi um sucesso. A gente fica muito feliz com a presença da população, dos alunos de dança de salão da Escola de Artes, dos artesãos e admiradores da dança em geral. É uma programação cultural para toda a família, onde as pessoas podem se divertir, confraternizar e celebrar essa expressão artística tão contagiante que é a dança”, destacou.

O professor de dança de salão, Alex Salles (Leleki), e o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, fizeram a abertura do evento
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Um dos destaques do evento foi a apresentação de samba de gafieira, que contou com a participação especial da aluna Ana Luiza, do projeto “Dançar É Viver”, de Cabo Frio-RJ. O projeto atende jovens, crianças e adolescentes com condições neurológicas, como o transtorno do espectro autista e síndrome de down.

A jovem se apresentou acompanhada pelo professor de dança de salão da Escola de Artes Municipal, responsável por conduzir a programação, Alex Salles, o Leleki. “O Baile de Dança de Salão é um projeto maravilhoso, onde a gente vê a alegria de todos. É só olharmos em volta para perceber a quantidade de gente feliz, pessoas querendo se cuidar e alcançar o bem-estar através da dança. E cada vez mais a gente aumenta esse número de participantes. Eu só tenho que agradecer o carinho dos meus alunos e o apoio da Secretaria de Cultura e do nosso prefeito Fábio do Pastel”, disse.

Além de oportunizar o acesso à arte da dança, o baile também tem como objetivo promover a integração entre as turmas de dança de salão da Escola de Artes Municipal. Estudante de psicopedagogia, Valdete Brito, de 56 anos, é uma das alunas da Escola. “Sou aluna do Leleki há dois anos e, para mim, participar do Baile de Dança de Salão é uma experiência maravilhosa. O professor Alex é muito alegre, dinâmico e nos ensina mesmo a dançar. E aqui no baile é onde a gente pode colocar em prática tudo o que a gente aprende nas aulas”, ressaltou a aluna, que curtiu a programação acompanhada da amiga e colega de classe, Sônia Gomes, de 59 anos.

Alunas de dança de salão da Escola de Artes, Valdete Brito (à esquerda) e Sônia Gomes curtiram a programação
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Do bairro Mossoró, a família Lima compareceu para prestigiar Fabiana, que também é aluna de dança. “Eu fico muito feliz em ver minha família reunida, alegre e podendo curtir um momento de dança. Era uma coisa que eu não via acontecer há muito tempo aqui na cidade e o projeto traz isso, esse clima familiar, inclusivo e harmonioso. Viemos para acompanhar a apresentação da minha irmã e aproveitar para ressaltar esse trabalho de inclusão, que é muito importante”, destacou Pedro Henrique Lima, um dos filhos. “A Secretaria de Cultura está de parabéns pela iniciativa. O projeto é muito bacana, nos divertimos bastante”, complementou o pai, Lécio de Lima.

Do bairro Mossoró, família Lima também curtiu a sétima edição do baile
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Ao longo da programação, os participantes também foram convidados a fazer uma visita nos boxes de artesanato e gastronomia. O evento contou com a presença dos integrantes da equipe de gestão da Secretaria Municipal de Cultura, entre eles a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, a coordenadora de Eventos, Fabiana Evangelista, o artista plástico Márcio Alexandre Simas e o coordenador da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes.