Feira Cultural Itinerante é sucesso no bairro Estação

A Praça Professora Helena (Praça do Arruda), no bairro Estação, recebeu uma programação recheada de arte, lazer e diversão com a chegada da 8ª edição da Feira Cultural Itinerante. Promovido pela Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, o evento ofereceu uma série de atrações gratuitas para a população local, das 14h às 22h, incluindo apresentações de dança, música, teatro, capoeira e fantoche, além da tradicional feira de artesanato.

Mais de 40 artistas locais tiveram a oportunidade de se apresentar na programação da feira, entre alunos da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, do Ballet Municipal, da Orquestra Sons da Aldeia, além de artistas e bandas contemplados no Edital nº 01/2023, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC).

Cumprindo agenda na capital federal, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, comemorou o sucesso de mais uma edição do projeto. “Infelizmente, não pude estar presente nesta edição por conta de compromissos em Brasília em busca de recursos para o nosso setor cultural, mas acompanhei à distância todo o trabalho da nossa equipe da Cultura, que fez um trabalho maravilhoso na organização e na recepção do público. É muito gratificante saber que, mais uma vez, conseguimos oferecer uma programação multicultural para a população, abrindo espaço para os nossos artistas e grupos musicais. Parabéns a todos que fizeram desse evento um sucesso”, disse.

A programação da tarde contou com apresentação da cantora Rosângela de Medeiros, acompanhada dos músicos Mário Cottia (baixo), Ricardo (guitarra), Toninho (bateria) e Jean (voz e violão), com repertório de sucessos da Música Popular Brasileira. “Agradeço muito por essa oportunidade que a Secretaria Municipal de Cultura tem dado para os músicos da cidade. É a segunda vez que nós participamos da Feira Cultural. É um trabalho maravilhoso que o secretário Thiago tem feito, prestigiando os artistas da cidade”, comentou Rosângela ao final do show.

Formada por instrutores de música e alunos da Escola de Artes Municipal, a banda SPA 4 também animou o público com hits nacionais e internacionais. Ainda no período da tarde, a Associação Grupo de Capoeira Auê, do bairro Jardim das Acácias, apresentou a arte da capoeira, suas origens culturais e benefícios, e conduziu uma roda com a participação do mestre Alcino Cobra, presidente do grupo, além de mestres, professores e alunos convidados.

“A nossa proposta foi apresentar a capoeira brasileira, que é a maior divulgadora da Língua Portuguesa do mundo, é uma arte que fomenta o turismo e que incentiva também os jovens. Como capoeirista, já estive em mais de 15 países do mundo, levando essa arte e estar aqui na Feira, pela primeira vez, foi uma grande oportunidade de mostrar o nosso trabalho. A gente agradece muito a força do poder público, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, dando visibilidade à capoeira”, destacou o mestre Alcino Bemvindo, que já acumula mais de 30 anos de capoeira.

Durante toda a tarde e noite, os visitantes puderam conhecer o trabalho de mais de 20 artesãs e empreendedoras do ramo da gastronomia artesanal da cidade. Carro-chefe do evento, a feira de artesanato ofereceu uma variedade de produtos exclusivos, feitos à mão, como acessórios, bijus, artigos de decoração, toalhas, tapetes, bonecas, bolsas e utilitários diversos, além de doces e quitutes.

Moradora do Porto do Carro, Clemilda da Silva é artesã há seis anos e foi uma das participantes da programação. “É a primeira vez que eu participo da Feira, como moradora de São Pedro da Aldeia, e fui muito bem acolhida pela Secretaria de Cultura. Eu morava na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, e desde quando vim para cá eu senti uma diferença muito grande na valorização do artesão. Gostei muito de ver que o prefeito tem dado esse incentivo e esse olhar diferente para o artesanato. Estou adorando essa iniciativa e espero que sirva de exemplo para os outros municípios também”, destacou a empreendedora, especializada em trabalhos em biscuit e recicláveis.

Moradora do Porto do Carro, Clemilda da Silva elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em apoio aos artesãos da cidade
Foto:
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

O evento também contou com a participação especial de um grupo de usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), acompanhados da coordenadora do equipamento, Jaqueline Paula Fernandes, psicólogas e integrantes das equipes técnica e de apoio. “Para os nossos usuários, a participação em eventos como esse é muito importante e faz parte do projeto terapêutico deles. Esse é um evento maravilhoso e a gente vê a alegria e o quanto eles se sentem felizes por estar aqui”, disse a coordenadora.

“A gente se surpreendeu com a estrutura desta Feira Itinerante, o ambiente é maravilhoso, de fácil acesso e a programação muito completa. É uma ótima oportunidade para a gente mostrar que pessoas com transtornos mentais não são incapazes nem agressivas. São pessoas que não só podem como devem ocupar todos os espaços”, complementou a psicóloga da unidade, Sunamita Soledade.

Para a criançada, teve, ainda, uma programação especial com a apresentação do teatro de fantoche da artesã e animadora cultural Sheila Clemente, uma das contempladas pelo Edital nº 01/2023. Os pequenos também puderam curtir o divertido espetáculo “Os Saltimbancos”, apresentado pela oficina de teatro juvenil – uma fábula musical infantil inspirada na obra de Chico Buarque de Hollanda.

Os fãs e admiradores da música instrumental também puderam apreciar a apresentação da Orquestra Sons da Aldeia, que reúne músicos, professores e alunos da cidade, com a participação especial da cantora aldeense Shylanar Costa e do saxofonista Brendon Miranda. A arte da dança também teve destaque na programação: o Ballet Municipal, formado por jovens dançarinos aldeenses, apresentou a adaptação do famoso ballet clássico de repertório “Dom Quixote”; já os alunos de Danças Urbanas da Escola de Artes Municipal empolgaram a plateia com uma performance de street dance freestyle. Encerrando a programação, o cantor Junior Linhares levou para o palco uma mistura de ritmos e sucesso da atualidade, passando pelo sertanejo, pagode e MPB.

Moradores há 20 anos do bairro Estação, José e Mariluce Ferraz aproveitaram para curtir a Feira na praça. “Nós adoramos a programação. O ambiente é bastante familiar e o evento é de alto nível”, comentou José, militar aposentado. “Nós acompanhamos a organização, a montagem e ficamos super felizes de saber que a prefeitura está aproveitando o espaço maravilhoso dessa praça. Parabéns ao secretário e ao prefeito Fábio”, complementou Mariluce, que é psicóloga.

O casal de moradores José e Mariluce Ferraz também marcou presença
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso