As comemorações pelo Dia do Artista de Teatro foram marcadas por uma programação especial no palco do Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia. Sob a organização das oficinas de teatro da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, a 1ª Mostra de Artes Cênicas encantou o público com a apresentação de adaptações e releituras de clássicos da dramaturgia, protagonizadas por mais de 50 alunos da unidade. O evento contou, ainda, com a participação da Companhia de Teatro Municipal.
Em seu discurso de abertura, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, parabenizou o trabalho da Escola de Artes e homenageou os artistas que se dedicam ao teatro. “Eu fico muito feliz por ver o Teatro Municipal cheio. Isso mostra como a nossa Cultura é importante e como vocês valorizam a arte, os artistas de teatro e o trabalho da Escola de Artes. A equipe da Escola vem promovendo um trabalho de excelência, com muito carinho, que merece nossas palmas e todo o reconhecimento. É muito gratificante poder acompanhar a evolução dos alunos e ver a dedicação dos instrutores”, disse.
A diretora interina da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima, reforçou a importância da figura do Artista do Teatro. “O Dia do Artista do Teatro é uma ocasião para reconhecer a coragem e a paixão que os artistas trazem ao mundo. Suas obras nos fazem rir, chorar e refletir, nos conectando e transpondo barreiras. Por meio dessa Mostra, celebramos não apenas as habilidades técnicas, mas também a profundidade da emoção que os nossos artistas incorporam em suas criações. Agradecemos aos pais, familiares, amigos e apoiadores da arte por serem os pilares que sustentam os sonhos dos nossos alunos e artistas”, destacou.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Durante todo o evento, o público pôde apreciar o talento dos jovens alunos da Escola de Artes Municipal, que deram vida a personagens e histórias atemporais, como o clássico “Romeu & Julieta”, de Shakespeare, “O Mágico de Oz” e o famoso musical da Broadway, “Wicked”, dentre outros espetáculos que passearam pelo melodrama a tragicomédia. As montagens teatrais foram dirigidas pelos instrutores Anna Fernanda Corrêa, Diego Vivas e Nayara Gomes.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Um dos destaques da noite foi a participação da Companhia de Teatro Municipal com a reapresentação do divertido espetáculo “Queijo & Goiaba”. “O meu primeiro contato com a arte foi em 2017 na Escola de Artes Municipal, onde fiquei por uns bons anos, aprendendo e construindo a artista que venho me tornando. Hoje, estar na Companhia de Teatro é muito importante para mim e poder trabalhar com essa galera tão talentosa e incrível é maravilhoso. A Cia leva a arte para a cidade e democratiza o teatro, fazendo com que muitas pessoas tenham oportunidade de assistir uma apresentação. A minha alegria é maior ainda por poder apresentar nossa esquete neste evento tão importante para nós, artistas de teatro”, destacou a atriz Anna Beatriz Cabral, moradora do Balneário de São Pedro e uma das integrantes da Cia.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Do bairro Campo Redondo, a pedagoga Vanusa Guimarães fez questão de comparecer para prestigiar a filha Elisa. “Como mãe, estou muito satisfeita e feliz com o trabalho da Escola de Artes. Essa Mostra incentiva muito os alunos a aprenderem, a se dedicarem, a darem o melhor de si e o resultado são os belíssimos e emocionantes espetáculos que a escola vem apresentando. As montagens teatrais estão perfeitas, o Teatro Municipal está lindo, confortável, aconchegante e ver a atuação da minha filha no palco me trouxe uma emoção indescritível. Os alunos nos arrancaram risos, lágrimas e arrepios. A instrutora Anna Fernanda é excelente, muito carinhosa, dedicada e dá todo suporte aos alunos. Nem parece que são aprendizes, mas, sim, verdadeiros artistas”, destacou.
Moradora do bairro Balneário São Pedro, Cíntia Trotte também compareceu à Mostra. “Os meus dois filhos fazem teatro na Escola de Artes e eu posso garantir o quão enriquecedor é e o quanto eles já evoluíram. A minha filha era super tímida e agora é outra criança. O teatro desenvolve muitas habilidades e incentiva a formação de novos talentos e futuros artistas. As crianças deram um show, apresentaram com seriedade e não deixaram de se divertir por nada. Parabéns à Prefeitura por proporcionar uma atividade gratuita tão importante para os nossos filhos”, disse.
Clique AQUI para acessar a galeria de fotos do evento.