Corredor Cultural mobiliza alunos da Escola de Artes de São Pedro da Aldeia

A última semana foi recheada de atividades artísticas na Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, em São Pedro da Aldeia, com a realização do Corredor Cultural 2023. Mais de 400 alunos participaram do evento, que integra o calendário anual escolar. O objetivo é abrir as portas da escola para os pais e familiares, promovendo a integração entre a comunidade escolar, além de apresentar a evolução das crianças, adolescentes e adultos nas oficinas de dança, teatro, música e desenho ao longo do primeiro semestre.

A programação ao longo da semana contou com exposição de trabalhos das oficinas de desenho e apresentações das turmas de ballet, violão, teclado, danças urbanas, dança de salão e teatro. A diretora interina da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima, falou sobre a iniciativa. “Foi emocionante testemunhar o brilho criativo, a evolução e a dedicação incansável de nossos talentosos alunos. Desde os desenhos que ganharam vida na exposição, até as coreografias animadas, esquetes e performances musicais, todas as apresentações tocaram profundamente os nossos corações. Observar o crescimento dos alunos e o processo de formação artística é verdadeiramente inspirador. Todo esse trabalho não seria possível sem o incentivo e o olhar especial do prefeito Fábio do Pastel e do secretário de Cultura, Thiago Marques, que acreditam na Cultura como instrumento de transformação social”, destacou.

A diretora interina da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima, acompanhou de perto as apresentações na Escola
Alice Nunes/Divulgação SEMUC PMSPA

Moradora da Praia da Baleia há mais de 10 anos, Fernanda de Souza é mãe da Sofia, de 11 anos, e Gabriela, de 21 anos, alunas de ballet e desenho, respectivamente. A dona de casa fez questão de acompanhar de perto as atividades na semana especial do Corredor Cultural. “É a primeira vez que minhas filhas participam da Escola de Artes e elas têm gostado muito das aulas. A Escola tem ajudado muito minhas filhas a se desenvolverem e a aprenderem coisas novas, além de oferecer uma atividade extra. Eu fico muito feliz com esse projeto. Parabéns à Prefeitura e a Secretaria de Cultura por estarem proporcionando essas oficinas na cidade”, disse.

O instrutor de desenho da unidade, Carlos Di ngelo, falou sobre a proposta da ação. “É um prazer imenso estar trabalhando com essa equipe da Escola de Artes Municipal. O Corredor Cultural é um momento importantíssimo para os alunos, porque possibilita a interação entre as várias linguagens artísticas. É um evento que atrai os pais e familiares para a Escola para acompanhar o desenvolvimento de seus filhos nas diversas oficinas”, comentou.

A programação do Corredor Cultural foi encerrada com a realização da 1ª Mostra de Artes Cênicas, no palco do Teatro Municipal Dr. Átila Costa, com a participação de mais de 50 alunos das oficinas de teatro juvenil e adulto com montagens teatrais de melodrama, tragicomédia e musical. O evento também marcou as comemorações pelo Dia do Artista de Teatro e contou com a participação especial da Companhia de Teatro Municipal.

Em 2023, a Escola de Artes Municipal abriu mais de mil vagas para oficinas gratuitas de ballet clássico, danças urbanas, dança de salão, alongamento, teclado, violão, teatro, cinema e desenho. O período de inscrições e renovação de matrículas é aberto a cada início do ano.