Exposição sobre a Aviação Naval termina nesta quinta-feira (31) em São Pedro da Aldeia

Os moradores e turistas que ainda não fizeram uma visita à exposição “São Pedro da Aldeia Morada da Aviação Naval” têm até esta quinta-feira (31/08) para conferir de perto as fotografias, vídeos, equipamentos e maquetes que retratam a história da Força Aeronaval e a chegada da Base Aérea Naval à cidade. A mostra está em cartaz na Casa da Cultura Gabriel Joaquim, no Centro da cidade, e tem entrada gratuita, das 9h às 17h. No espaço, os visitantes também podem se divertir em um simulador de voo e fazer um tour virtual em 360 graus pelo Museu da Aviação Naval.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil e a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. “Ficamos muito felizes em ver o sucesso dessa exposição pelo segundo ano consecutivo. Tivemos um grande número de visitações, especialmente de grupos escolares, mas também de muitas famílias, pessoas de todas as idades, interessados e curiosos em ver as peças do acervo do Museu. A Base Aérea Naval faz parte do desenvolvimento histórico e cultural da nossa cidade e retratar essa história é também valorizar a cultura aldeense”, destacou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.

Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Além de comemorar os 107 anos da Aviação Naval, este ano a exposição também presta homenagem aos 150 anos de Santos Dumont (1873-2023), Pai da Aviação. Outra novidade é a sala do simulador de voo, montado sob uma cabine de helicóptero, onde os visitantes têm a oportunidade de experimentar a atividade dos pilotos de helicópteros em um sobrevoo virtual pela cidade. O trajeto aéreo passa por atrativos turísticos da cidade, como a Lagoa de Araruama e a Igreja Matriz. O totem interativo é outro destaque da programação, oferecendo um tour virtual em 360 graus pelo Museu da Aviação Naval, instalado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

Somente nesta terça-feira (29/08), mais de 100 alunos da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, estiveram no espaço promovendo uma aula-passeio, nos turnos da manhã e da tarde. “Esta foi a primeira visita que nossos alunos fizeram à exposição e eles adoraram. A gente costuma fazer passeios dentro da Base Aeronaval, no próprio Museu, mas estar aqui, para eles, é uma experiência muito diferente. Além do passeio pela cidade, eles tiveram a oportunidade de brincar no simulador do voo e ficaram curiosos e encantados em ver de pertinho os motores, as fotos, a figura dos pilotos e as maquetes. Esse contato com a cultura é importantíssimo para a formação deles”, destacou Elenise Campos, coordenadora da Educação Infantil da unidade.

Alunos da Escola Almirante Carneiro Ribeiro visitaram a exposição na terça-feira (29/08)
Fotos:
Alice Nunes/Divulgação SEMUC PMSPA

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.