São Pedro da Aldeia tem noite de gala com clássicos do ballet de repertório

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia promoveu uma Gala de Ballet no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. A 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi a atração principal do evento. Em sua estreia nos palcos aldeenses, Juliana Valadão encantou o público apresentando coreografias de algumas das obras mais emblemáticas do repertório clássico, mundialmente reconhecidas, como o Lago dos Cisnes e Dom Quixote. O evento também contou com a participação do bailarino Alyson Trindade, além de apresentações do Ballet Municipal. A programação foi marcada, ainda, pela consagração de Juliana como madrinha da companhia aldeense.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, participou da abertura do evento. “Para nós, é uma honra receber, pela primeira vez no palco do Teatro Municipal, a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Juliana Valadão é uma referência no cenário da dança e uma inspiração para as nossas crianças e jovens do Ballet Municipal e da Escola de Artes Municipal. Receber um espetáculo desse porte é extremamente enriquecedor para a nossa cidade, para a nossa cultura e ficamos muito felizes em poder prestigiar de perto o talento dessa artista”, disse.

Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Entre as performances de destaque executadas pela bailarina estiveram o famoso dueto de “O Lago dos Cisnes”, um dos trechos mais apaixonantes e emblemáticos da história do ballet clássico, que representa o amor de Odette, a bela princesa transformada em Cisne, e Siegfried, o príncipe que luta para libertá-la do feitiço maligno.

O icônico ballet Dom Quixote, inspirado no romance do escritor espanhol Miguel Cervantes, também coloriu o palco do Teatro Municipal trazendo a história da personagem Kitri, interpretada por Juliana, e as “seguidillas”, estilo de dança espanhola, executadas pelo Ballet Municipal, com adaptação assinada pelo coreógrafo e coordenador, Ramirez Menezes.

O Ballet Municipal apresentou, ainda, uma coreografia autoral e a célebre Dança dos Mirlitons, também conhecida como a Dança das Flautas, executada no segundo ato do ballet “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky. O gran finale ficou por conta de Juliana Valadão e Alyson Trindade, que se revezaram em solos e duetos de uma sequência de variações do clássico ballet Raymonda.

Ao final do espetáculo, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, e o coordenador do Ballet Municipal, Ramirez Menezes, realizaram a entrega do certificado simbólico à Juliana Valadão, consagrando-a madrinha da companhia aldeense. Em seguida, os jovens do Ballet Municipal também receberam das mãos de Juliana um certificado simbólico em reconhecimento ao esforço, compromisso e dedicação à arte da dança.

Na ocasião, Juliana Valadão falou sobre a oportunidade de se apresentar na cidade. “Eu fico muito feliz e emocionada em me apresentar em São Pedro da Aldeia. Minha família toda é aldeense e muitos familiares não tinham tido a chance de me assistir. Sou muito grata à Secretaria de Cultura por essa oportunidade de estar aqui e dar essa emoção para os aldeenses, para a minha família e amigos aqui da região. Eu passei por muita coisa até chegar aonde eu cheguei, nós lutávamos muito para conseguir apoio e eu sei da importância de ter esse incentivo. Então, para mim, é uma honra apoiar o Ballet de São Pedro da Aldeia”, disse.

Juliana Valadão falou sobre a oportunidade de se apresentar na cidade
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

O coreógrafo e coordenador do Ballet Municipal, Ramirez Menezes, ressaltou a figura de Juliana, que também já foi sua aluna, como uma inspiração para os bailarinos da nova geração. “Para mim foi um orgulho ver a Juliana se tornando a estrela do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e agora vê-la brilhar também no palco do Teatro de São Pedro da Aldeia. Agradeço ao secretário de Cultura, Thiago, que acreditou no projeto do Ballet Municipal, regulamentado por lei no município, à diretora de Cultura, Giselle, por todo o incentivo e ao prefeito Fábio do Pastel por acreditar na cultura. Que nossos bailarinos se inspirem na trajetória de sucesso e no exemplo do Alyson e da Juliana”, destacou.

Vinda do município de Saquarema, a professora de ballet e empresária Thamiris Coutinho marcou presença na Gala de Ballet. “Também sou ex-aluna do professor Ramirez Menezes e fico muito feliz em ver o reconhecimento que São Pedro da Aldeia está dando para a arte. O Teatro está incrível e ver a Juliana Valadão de perto é emocionante demais. Só temos a agradecer à prefeitura por proporcionar esse espetáculo lindo para nós aqui da Região dos Lagos”, disse.

Moradora do bairro Boqueirão, a contabilista Rosilene Alves também enalteceu a iniciativa. “Eu fiquei encantada, foi um prazer prestigiar esse espetáculo maravilhoso. Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e o prefeito Fábio do Pastel por proporcionarem essa alegria para a nossa cidade e por nos receberem com tanto carinho, tanto nós moradores como pessoas de outros municípios. Minha filha faz aulas de danças urbanas na Escola de Artes e eu fico muito feliz em ver esse incentivo do governo para a Cultura”, disse.

O evento contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Cultura de Arraial do Cabo, Fernando Porto, e dos secretários municipais de Fazenda, Renaldo Barreto, e de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, além de integrantes, professores, alunos e bailarinos de companhias de dança da Região dos Lagos.

Sobre Juliana Valadão

Natural de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, Juliana Valadão começou a viver o seu sonho e a trilhar a sua trajetória na dança aos 16 anos. Anos mais tarde, graduou-se pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Em 2008, ingressou para o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dançando em todas as temporadas clássicas e contemporâneas da Companhia. Depois de mais de 10 anos no corpo de baile, ela foi promovida a Primeira Solista por Ana Botafogo e Cecília Kerche.

Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Desde então, a bailarina vem brilhando como solista, dedicando-se à execução de obras de grandes nomes da dança. Depois de uma extensa carreira como Primeira Solista, sua nomeação de Primeira Bailarina se deu em cena aberta, após a sua última apresentação como “Odete/Odile”, na temporada do ballet “O Lago dos Cisnes”, em 2022.

Clique AQUI para acessar a galeria de fotos do evento.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso