São Pedro da Aldeia participa do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura

O município de São Pedro da Aldeia marcou presença no I Encontro Nacional de Gestores da Cultura. A diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, e a assessora técnica da pasta, Josephane Lima, participaram do evento, que aconteceu em Vitória-ES. A programação reuniu mais de mil representantes do setor cultural e mais de 70 entidades representativas, vindos dos 26 estados e do Distrito Federal, com o objetivo de ampliar o diálogo em prol da reconstrução das políticas culturais brasileiras.

Mais de mil representantes do setor cultural participaram do Encontro
Hélio Filho/Divulgação

O evento teve como tema “Cultura: uma estratégia para o Brasil” e contou com diversas atividades, entre palestras, minicursos, mesas de debate e encontros temáticos voltados à gestão cultural no Brasil. Entre as personalidades presentes estiveram o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; e a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, além da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Segundo a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, a participação no evento foi fundamental para a troca de experiências entre servidores culturais nas diferentes esferas do Poder. “O Encontro Nacional de Gestores da Cultura foi um evento marcante e enriquecedor para todos os participantes. Gestores de diversas regiões do país tiveram a oportunidade de se reunir e compartilhar suas experiências, trocar ideias, adquirir conhecimentos, descobrir novos desafios e aprimorar suas práticas no campo da cultura. Foi um evento que promoveu não somente uma rede valiosa de contatos entre os participantes, mas também reforçou a importância de colaboração nas esferas municipal, estadual e federal e da aprendizagem contínua para o avanço da gestão cultural no Brasil”, disse.

Entre os assuntos em pauta estiveram a nova fase da gestão pública de cultura no país e as possibilidades de recursos de fomento, por meio das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, que prevê repasse de recursos federais a estados, Distrito Federal e municípios para fomento de atividades e produtos culturais.

Na oportunidade, a assessora técnica de Cultura, Josephane Lima, também participou do minicurso sobre a IV Conferência Nacional de Cultura. “Nesse minicurso, tive a oportunidade de compartilhar a experiência de São Pedro da Aldeia com a 4ª Conferência Municipal de Cultura. Fomos o primeiro município do Brasil a realizar a Conferência já em atendimento a Conferência Nacional. Na ocasião, relatei aos gestores de outros municípios e estados a forma como conduzimos e realizamos a nossa Conferência e como conseguimos alinhar nossas propostas ao Eixo Nacional, podendo assim eleger delegados para etapa Estadual”, finalizou Josephane.

O encontro foi uma realização do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, com a parceria da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), Unesco no Brasil, Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Fundação Itaú e Itaú Cultural, Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura (MinC), além de apoio da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo (TVE).