A exposição “Artes da Aldeia” segue movimentando a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia. Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a mostra de artesanato conta com mais de 700 peças, além de produtos da gastronomia artesanal, produzidas por artesãos e empreendedores da cidade. A exposição foi prorrogada até o dia 10 de maio e a visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Mais de 20 artesãos e artesãs, entre inscritos no Cadastro Municipal de Cultura, integrantes da Casa do Artesão e participantes das Feiras Culturais Itinerantes, estão expondo seus trabalhos no espaço. A mostra apresenta peças produzidas a partir de técnicas variadas, como crochê, macramê, bordado, mosaico e reciclagem. Há opções de doces e licores artesanais, peças de vestuário, sandálias, souvenirs e uma variedade de acessórios de uso pessoal, artigos de decoração e itens para o lar, como bijuterias, toalhas, chaveiros, bolsas, nécessaires, bonecas de pano, jogos de mesa, panos de prato, porta-trecos, pesos de porta e tapetes.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
A coordenadora do artesanato municipal, Karoline Giordano, tem acompanhado de perto a mostra. “É lindo ver o carinho e o capricho das nossas artesãs e artesãos para essa exposição. Com o apoio e incentivo do nosso secretário Thiago Marques e da nossa diretora de Cultura, Giselle Lima, decidimos ampliar o período de visitações para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer esses trabalhos artesanais incríveis. Aproveitamos para convidar a todos para prestigiarem o artesanato aldeense. Os visitantes podem encontrar muitas opções de presentes exclusivos, feitos à mão, especialmente com a proximidade do Dia das Mães”, destacou a servidora.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Este ano, a exposição, que está em sua segunda edição, conta com artigos inéditos, como as biojoias e uma diversidade de artes decorativas produzidas a partir da técnica do mosaico e entalhe em madeira. Moradora do bairro Praia Linda, a artesã Maria José Fernandes, de 77 anos, é especialista na técnica do mosaico e levou para a exposição uma variedade de quadros temáticos, ornamentados com azulejos e espelhos. “Eu faço artesanato há 11 anos, é meu grande prazer e uma terapia para mim. É a primeira vez que eu participo dessa mostra e estou amando. A receptividade foi excelente e o ambiente é maravilhoso. É uma grande oportunidade para a gente divulgar o nosso trabalho e a nossa cidade, que também está representada nas nossas artes”, disse.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Do bairro Balneário das Conchas, Marcia Valéria Siqueira fez uma visita à exposição nesta sexta-feira (26/04) e elogiou a iniciativa. “Me mudei para a cidade há quatro meses, já fiz uma visita à Casa do Artesão e passando por aqui pela Casa da Cultura vi que estava acontecendo essa exposição. Eu achei tudo maravilhoso, principalmente porque eu também sou artesã e artista plástica, e fico muito feliz em prestigiar um evento como esse. O que mais me encantou foi a grande diversidade e a riqueza de detalhes das peças, cada uma mais linda e criativa que a outra. São Pedro da Aldeia está de parabéns por valorizar o artesanato”, destacou a profissional autônoma, que aproveitou para adquirir uma das opções de doces artesanais.
A Casa da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade.