A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos completa, nesta terça-feira (14/05), 25 anos de criação. O principal centro cultural de São Pedro da Aldeia abriga as mais diversas manifestações artísticas da cidade, funcionando como um importante ponto de apoio para artistas e agentes culturais.
Desde 14 de maio de 1999, o prédio histórico atua como um espaço de promoção, desenvolvimento e preservação da arte e da identidade cultural aldeense. “Temos um carinho e um respeito muito grandes pela nossa Casa da Cultura. Aqui, além de ser nossa sede administrativa, é um ponto histórico cultural importantíssimo da nossa cidade, por onde já passaram personalidades políticas, autoridades, mestres, professores, aprendizes e artistas de dentro e fora da cidade, que já adornaram essas paredes com suas obras de arte. Desde 2021, quando assumimos a gestão da Casa, temos nos empenhado em promover e apoiar ações socioculturais e educativas gratuitas, como exposições, eventos, oficinas, cursos e palestras, com o intuito de democratizar o acesso à arte em suas diferentes manifestações”, destacou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.
Foto: Raíra Morena/Arquivo/Divulgação SEMUC PMSPA
Localizado em frente à Igreja Matriz, no coração da cidade, o prédio histórico também já foi a primeira sede da Prefeitura e da Câmara Municipal. Atualmente, o local é a sede da Secretaria Municipal de Cultura. O espaço homenageia o artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos, ícone da cultura popular, idealizador e construtor da Casa da Flor — um dos principais patrimônios artísticos e culturais da cidade.
Fotos: Arquivo/Divulgação SEMUC PMSPA
Além de receber, anualmente, exposições de artes plásticas, a Casa da Cultura abriga acervos que ajudam a contar a história de São Pedro da Aldeia e da região. Muitas das obras expostas ao longo destes 25 anos retratam as belezas naturais, atividades econômicas, costumes e a religiosidade característica da cidade.
Fotos: Arquivo/Divulgação SEMUC PMSPA
A instalação das mostras e exposições é supervisionada pela diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, que atua como curadora do espaço. “A Casa da Cultura é um local democrático e inclusivo, onde a população pode ter acesso a atividades multiculturais. É um espaço de expressão artística único. Por isso, a cada iniciativa que promovemos aqui, buscamos aproveitar os ambientes da melhor forma possível para que o visitante se sinta acolhido e o expositor valorizado. Vamos continuar trabalhando para que a Casa seja palco para os talentos da nossa terra e ponto de encontro, apoio e incentivo ao nosso setor cultural”, destacou.
Fotos: Raíra Morena/Arquivo/Divulgação SEMUC PMSPA
Anualmente, no mês de dezembro, a Casa da Cultura se transforma na Casa do Papai Noel, principal atrativo da temporada natalina da cidade, recebendo visitantes de todas as regiões do país. No espaço também são promovidas edições periódicas do Concerto Musical Gabriel Joaquim, projeto inédito criado em 2022 pela Secretaria Municipal de Cultura.
Fotos: Raíra Morena e Alice Nunes/Arquivo/Divulgação SEMUC PMSPA
A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Para agendamento de escolas e visitas em grupo, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelo número (22) 2625-5167 ou pelo e-mail cultura@pmspa.rj.gov.br.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA