Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de “Corporalidade Feminina e Dança com Cabaça”, em São Pedro da Aldeia. A iniciativa, que é voltada a mulheres da cidade e da Região dos Lagos, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo. As próximas oficinas acontecerão nos dias 26 de outubro e nos dias 02 e 16 de novembro, às 8h30, na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro. Em caso de chuvas, as atividades serão transferidas para o Centro de Movimento D’Aldeia, no bairro Estação. Para participar, basta confirmar presença preenchendo um formulário de inscrição em https://abre.ai/llA8.
As oficinas são ministradas pela terapeuta corporal Letícia Enne e tem como público-alvo mulheres que desejam explorar sua feminilidade e força interior por meio da arte da dança e da percussão. Letícia é idealizadora do projeto cultural “Ventre Cabaça” – uma das propostas aprovadas no Edital “Talentos da Aldeia”, da Lei Paulo Gustavo, na categoria II. As oficinas integram a produção de um documentário, que tem como objetivo registrar as vivências e impactos transformadores da prática da dança com cabaças.
Fotos: Divulgação/Carius Fotografia
Durante as aulas, as participantes poderão explorar ritmos como o Ijexá e terão contato com instrumentos de percussão da cultura afro-brasileira, os agbês, xequerês e cabaças, que são integrados a movimentos de quadris e braços. “Convidamos as mulheres a participarem das oficinas, onde celebramos nossa ancestralidade, nos reconectamos com nossa essência e mergulhamos na força e na sensibilidade do feminino. Os encontros oferecem uma vivência profunda, de conexão e transformação. Estamos muito gratos pelo apoio e parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, e acreditamos que este projeto será uma contribuição importante para a valorização das tradições culturais em nossa região”, destacou Letícia Enne.
Foto: Divulgação/Carius Fotografia
O Centro de Movimento D’Aldeia fica localizado na Rua Emílio Antônio da Silva Lopes, nº 501, no bairro Estação. Mais informações podem ser obtidas pelo número (21) 99191-4110.
Sobre o Edital
Intitulado “Talentos da Aldeia”, o Edital de Chamamento Público nº 13/2023 destinou mais de 479 mil reais para projetos audiovisuais nas categorias “Produção de curta-metragem”; “Produção de documentário”; “Produção de videoclipe (música e dança)”; “Produção de conteúdo para mídias digitais”; e “Ação de Formação Audiovisual e Difusão”, com desenvolvimento de oficinas ou mostras. No município, 32 projetos audiovisuais produzidos por artistas e agentes culturais foram contemplados com a verba federal.
Conforme previsto no Edital, os proponentes aprovados devem realizar contrapartida social pactuadas com a Secretaria de Cultura, incluída obrigatoriamente a realização de exibições gratuitas de conteúdos e/ou produtos em escolas da rede pública e/ou espaços públicos da cidade.
A Lei Paulo Gustavo foi instituída pela Lei Complementar nº 195/2022 e prevê repasses a estados, municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais do setor cultural, uma das áreas mais afetadas pelos efeitos da pandemia da Covid-19. A proposta de fomento cultural promovida pelo Governo Federal tem como objetivo popularizar e impulsionar a diversidade de manifestações culturais e artísticas em todo o território nacional.
Mais informações e o Edital na íntegra podem ser acessados na página da Lei Paulo Gustavo, no site oficial da Secretaria Municipal de Cultura, em www.cultura.pmspa.rj.gov.br/lei-paulo-gustavo.