Abertas as inscrições para o Edital “Cultura Presente nas Redes 2” da Secretaria de Estado de Cultura

Os artistas e agentes culturais de São Pedro da Aldeia já podem se inscrever para o novo Edital de Chamada Emergencial de Premiação, aberto pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ). Somente no município aldeense, o Edital nº 03/2021, intitulado “Cultura Presente nas Redes 2”, vai contemplar 16 projetos, com premiações de R$ 2.500,00 para cada produção. Os recursos financeiros são oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC).

As inscrições devem ser realizadas através do sistema “Desenvolve Cultura”, no site da Secec-RJ, e vão até o dia 29 de setembro, às 18h (clique AQUI para acessar o formulário eletrônico). Para concorrer, basta ser residente do Estado do Rio e ter mais de 18 anos, além de comprovar atuação na área cultural há pelo menos um ano.

O secretário adjunto de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, reforça o chamamento aos artistas, músicos, dançarinos, atores, fotógrafos, escritores, produtores e agentes culturais da cidade que tenham interesse em se inscrever. “Queremos dar visibilidade a esse novo Edital da Secretaria de Estado de Cultura porque acreditamos na importância desse auxílio financeiro em um momento tão difícil para o setor cultural. Recomendamos a todos os nossos artistas e agentes culturais que, antes de se inscrever, leiam atentamente as regras do Edital, que é destinado somente a pessoas físicas maiores de 18 anos”, disse.

O Edital “Cultura Presente nas Redes 2” é o primeiro de uma série de cinco editais que serão lançados até o fim do ano pela Secec-RJ. Eles fazem parte de um pacote de investimentos para o setor cultural anunciado pelo Governo do Estado na última semana. Ao todo, o chamado “Pacto Cultural RJ” vai injetar R$ 75 milhões no fomento às artes.

Critérios para inscrição

Para concorrer à premiação do Edital “Cultura Presente nas Redes 2”, o proponente maior de 18 anos precisa estar com o CPF regular. A atuação profissional na área da cultura deverá ser formalizada por meio do envio de um arquivo único em PDF, com os documentos comprobatórios. A Premiação cobre as áreas de música, dança, teatro, circo, artes plásticas, folclore, ecologia, artesanato, fotografia, vídeo, literatura, cinema, informação e documentação, acervo e patrimônio histórico-cultural e gastronomia.

A produção cultural deverá ser inédita e executada de forma presencial ou virtual, com no mínimo 30 minutos de duração, e disponibilizada na íntegra, gratuitamente, nas plataformas digitais do Youtube ou Vimeo. Todos os projetos inscritos também deverão obedecer às medidas de enfrentamento à propagação do novo Covid-19 estabelecidas em decretos municipais e estaduais.

Não há impeditivo para o proponente atuar em conjunto com outros artistas ou produtores, mas o valor será o mesmo por projeto apresentado e uma única pessoa fica responsável pela apresentação dos documentos e prestação de contas. Não será permitido que proponentes diferentes se inscrevam para realizar uma mesma produção cultural.

Clique AQUI para conferir o Edital “Cultura Presente nas Redes 2” na íntegra.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso