Alunos da Escola de Artes Municipal voltam às aulas

A terça-feira (07/03) foi marcada pelo retorno às aulas na Escola de Artes de São Pedro da Aldeia. O ano letivo teve início com a presença das turmas na unidade e também nos polos de formação da escola: a Biblioteca Municipal e o Cine Estação. Sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura, a escola atende, este ano, centenas de crianças, adolescentes e adultos com oficinas gratuitas de dança, música, teatro, alongamento, cinema e desenho.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre as expectativas para o início do ano letivo. “Ficamos muito felizes em ver o sucesso da Escola de Artes na cidade. Tivemos uma grande procura de pais e alunos, que acreditam nesse trabalho e no desenvolvimento social que a escola proporciona. A Escola tem sido um celeiro de novos artistas e esperamos que seja um ano de muito intercâmbio cultural e muito aprendizado”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, esteve presente na oficina de desenho
 Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Em 2023, foram abertas mais de 100 turmas distribuídas entre as modalidades de Ballet Baby Class, Ballet Clássico, Danças Urbanas, Danças Populares, Danças de Salão, Dança Ritmos, Preparação física para dança, Alongamento e flexibilidade para dança, Teatro, Violão, Teclado, Desenho e Cinema, em categorias infantil, juvenil e adulto, contemplando centenas de alunos da cidade.

Mãe do aluno Pedro Lucas, de 11 anos, a manicure Mirelle Barreto, do bairro Estação, acompanhou o filho no primeiro dia da oficina de teclado na Escola de Artes Municipal. “Matriculei meu filho ano passado nessa oficina e ele amou. Ele estava muito empolgado e me pediu muito para continuar a fazer as aulas esse ano. Eu fico muito feliz em ver o desenvolvimento dele, porque ele sempre foi muito tímido e as aulas ajudaram muito nessa questão. A Escola de Artes é um projeto excelente para as crianças poderem aprender uma atividade nova e muitas vezes, quem sabe, saírem pensando em uma futura profissão”, disse.

Aos 11 anos de idade, Pedro Lucas Barreto é aluno da turma de teclado infantil
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Ainda nesta terça-feira (07/03), os espaços do Cine Estação e da Biblioteca Municipal, que funcionam como polos de formação da Escola de Artes, receberam as turmas das oficinas de desenho e de cinema. Mãe da jovem Rafaela, de 11 anos, a confeiteira Letícia Moreira acompanhou a filha na aula de desenho. “É o primeiro ano dela na Escola. Ano passado eu não consegui fazer a inscrição porque as vagas já tinham se encerrado, mas esse ano eu fiz questão de chegar cedo para garantir a vaga. Minha filha sempre gostou muito de desenhar e o sonho dela é ser estilista, então ela está muito empolgada. É uma ótima oportunidade, principalmente para pessoas que, como eu, não teriam condições de arcar com um curso como esse”, destacou.

Rafaela Barreto é uma das alunas matriculadas na oficina de desenho juvenil
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

A Escola de Artes Municipal fica localizada no prédio anexo ao Teatro Municipal Dr. Átila Costa, na Rua Francisco dos Santos Silva, n° 555 (fundos), no bairro Nova São Pedro. Para verificar a disponibilidade de vagas remanescentes, os interessados devem procurar a unidade, que funciona das 8h às 12h e das 13h às 20h, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo número de WhatsApp da unidade: (22) 99275-2081.