Reunião com servidores da Cultura apresenta avanços e faz balanço de ações

Os projetos executados, os avanços alcançados, os desafios superados e as metas para 2023 foram os temas principais da reunião geral convocada pela Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia nesta segunda-feira (06/03). O encontro, realizado no Cine Estação, reuniu servidores da gestão, setor administrativo, Casa da Cultura, Escola de Artes e Biblioteca Municipal.

Durante a reunião, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, fez um balanço das ações e apresentou um panorama da Secretaria, que desde 2021 tem avançado com projetos inéditos para o desenvolvimento do setor cultural. “A realização dessa reunião com os nossos servidores é um momento importante não só para comemorarmos avanços, mas também para colocarmos o nosso planejamento e os desafios que temos pela frente, que não são poucos. Então, é fundamental que todos estejamos alinhados, motivados e conscientes do nosso papel para manter vivo e vibrante o nosso setor cultural”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, apresentou um panorama da pasta, que desde 2021 tem avançado com projetos inéditos para o desenvolvimento do setor cultural
Fotos:
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Na ocasião, o secretário apresentou o portfólio da pasta, que traz as principais conquistas da gestão nos dois últimos anos. Entre os destaques apresentados estiveram a realização do Carnaval 2023, que pela primeira vez ficou sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura. O lançamento de editais inéditos em benefício aos artistas da cidade, a entrega das obras de conservação da Casa da Flor, a criação de novos equipamentos, como a Orquestra Sons da Aldeia, o Ballet Municipal e a Companhia de Teatro Municipal, e os esforços empreendidos para a reestruturação do Sistema Municipal de Cultura também estiveram em pauta.

Outro tema abordado foi a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura, prevista para acontecer em dois dias no mês de abril. Regulamentada pelo Decreto Municipal nº 147/2022, a conferência será marcada pela eleição de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e a aprovação das diretrizes e estratégias do Plano Municipal de Cultura, que passa pela sua primeira revisão desde que foi criado, em 2018. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de apresentar propostas finais para esta primeira revisão do Plano, instrumento que organiza, regula e norteia a execução das políticas públicas de Cultura da cidade.

Pauta do encontro incluiu ainda a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura, prevista para acontecer em dois dias no mês de abril
Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

Na oportunidade, Thiago também reforçou a agenda divulgada pela Comissão Organizadora da Conferência, que tem reunião aberta marcada para esta quinta-feira (09/03), às 18h, no Cine Estação. Estão convidados a participar todos os artistas, arte-educadores, agentes e produtores culturais, integrantes de grupos e coletivos cadastrados no Mapeamento Cultural da cidade, além de participantes do Fórum Permanente de Cultura de São Pedro da Aldeia.

Foto: Raíra Morena/Divulgação PMSPA