Alunos da Escola de Artes protagonizam show de talentos no Teatro Municipal

A edição 2023 do Dia da Performance da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes proporcionou uma programação recheada de arte, cultura e entretenimento no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Mais de 50 alunos das oficinas de música, dança, teatro e desenho protagonizaram as apresentações artísticas deste ano e tiveram a oportunidade de mostrar ao público seus talentos e habilidades adquiridas ao longo do ano letivo. Sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura, a escola é referência em São Pedro da Aldeia no ensino e formação gratuita de jovens, crianças e adultos em diversas modalidades artísticas.

Em seu discurso de abertura, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, celebrou o momento na presença dos pais e familiares. “Eu fico muito feliz em ver esse Teatro cheio e ver que tantas pessoas estão apreciando e incentivando sonhos, a arte e a cultura produzida na nossa cidade. Para a gente isso é muito importante, muito valioso. Esse momento é uma excelente oportunidade para vermos como os alunos têm evoluído e o quanto eles têm se dedicado à sua arte com carinho e amor”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, celebrou o momento na presença dos pais e familiares
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Mais de 40 apresentações de teatro, teclado, violão, canto, street dance, ballet e samba no pé abrilhantaram a programação, distribuídas em formatos solo e duplas. O evento foi conduzido pela diretora da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima. “O Dia da Performance é um dia de celebração e reconhecimento para os nossos queridos estudantes das artes, ao explorarem sua criatividade. Não podemos nos esquecer da importância dos responsáveis que, com amor e apoio, conduziram seus filhos, netos, irmãos e sobrinhos até aqui para que pudessem participar das oficinas de forma tão especial. Nossa gratidão se estende ainda ao prefeito Fábio do Pastel, que tem sido um grande aliado da Cultura em nossa cidade, oferecendo total apoio e incentivo”, afirmou.

O evento foi conduzido pela diretora da Escola de Artes Municipal, Giselle Lima
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Quem compareceu ao evento pôde se divertir e também se emocionar com as performances, que passearem entre adaptações de obras clássicas da literatura, da música e do cinema, além de montagens originais. As apresentações foram estreladas por alunos das categorias infanto, juvenil e adulto, que deram um verdadeiro show de talento, desenvoltura e carisma no palco, sob o acompanhamento do time de instrutores da Escola de Artes. Os trabalhos apresentados pelos estudantes foram avaliados por uma banca de jurados convidados. Ao final, os vencedores de cada categoria foram premiados com troféu e todos os alunos receberam medalhas de participação.

Um dos membros do júri foi o produtor cultural, coreógrafo e dançarino André Feijão. “Foi muito gratificante participar e ver tantas demonstrações de amor à arte. Para a gente que vive, trabalha e acredita na arte, o que vimos no palco foi o exercício puro da felicidade. Foram momentos de muita emoção ver os alunos se entregando, os pais apoiando e a política pública acontecendo. Muito além do papel de avaliação, a nossa função nessa banca foi no sentido de incentivar mais e mais ainda essa jornada artística. Só tenho a agradecer e parabenizar os alunos”, destacou.

Moradora do bairro Campo Redondo, a auxiliar de classe Cláudia Ribeiro marcou presença no evento para assistir a apresentação da filha, Camila Andrade, ao lado da colega de classe, Letícia Bouguignor. A dupla brilhou na performance de “Tango do Presídio”, cena do clássico musical “Chicago” na versão brasileira, conquistando o troféu de primeiro lugar. “Minha filha participa da oficina de teatro há quatro anos e sempre está presente nos eventos da Escola. Para mim, foi um sonho vê-la se apresentando no palco. Ela vinha treinando muito, se dedicando muito para esse dia e eu fiquei muito orgulhosa com o resultado. O sonho dela é ser atriz e a Escola de Artes tem incentivado muito. É um projeto maravilhoso, a equipe é muito organizada e empenhada. Só temos que parabenizar”, disse.

Em sua estreia no palco do Teatro Municipal, o estudante da oficina de teatro adulto, Alberto Malta, também levou para casa o troféu de melhor performance graças à apresentação do esquete solo “A dopamina do celular”, uma crítica acerca da dependência do ser humano sobre os aparelhos celulares conectados à Internet. “Comecei a fazer aulas de teatro no início desse ano e com o incentivo do professor Diego decidi me inscrever para o Dia da Performance e amei a experiência. A Escola de Artes é um projeto muito relevante na cidade, que tem uma importância cultural muito grande na formação, integração e socialização das crianças, dos jovens e dos adultos. A Escola tem me ajudado muito a me desenvolver, a ter mais contato com a arte que eu gosto e fico muito feliz em fazer parte desse projeto”, destacou Alberto, morador do bairro Poço Fundo.

Este ano, a Escola de Artes abriu vagas para oficinas gratuitas de ballet, danças urbanas, dança de salão, dança livre, alongamento, teclado, violão, teatro, cinema e desenho. Mais de mil alunos se inscreveram e mais de 100 turmas foram formadas em 2023. O período para inscrições e renovação de matrículas é aberto no início de cada ano.