Artesãos aldeenses são convocados para Dia D de cadastramento no Programa do Artesanato Fluminense

Os artesãos de São Pedro da Aldeia terão mais uma oportunidade para se cadastrar, gratuitamente, no Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF). Nesta quarta-feira (8), das 13h às 16h, uma comitiva do projeto estará na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro da cidade, para dar suporte exclusivo aos artesãos no esclarecimento de dúvidas e cadastramento on-line. O programa prevê a seleção de artesãos aldeenses para a participação em curso gratuito de capacitação e na feira de artesanato e economia criativa.

De acordo com o supervisor do PFAF em São Pedro da Aldeia, Guilherme Nanni, a proposta do mutirão de atendimento é mobilizar os artesãos da cidade que ainda não fizeram o cadastro no programa. “A nossa visita à Casa da Cultura é para fazer uma última chamada para o cadastramento, que ficará aberto oficialmente até o próximo domingo, dia 12 de junho. Como já estamos na reta final dessa fase de mapeamento, estaremos auxiliando os artesãos que, por ventura, venham a ter dúvidas quanto ao preenchimento do cadastro e também para conversar com os participantes sobre o programa e os benefícios que ele oferece aos artesãos”, esclareceu o supervisor, que estará presente no plantão acompanhado da produtora Paula Magalhães.

Mutirão de atendimentos será realizado na Casa da Cultura
Foto:
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Iniciado em 2021 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o PFAF visa fomentar o artesanato fluminense a partir da capacitação dos artesãos e da estruturação e produção de feiras de artesanato. São Pedro da Aldeia está entre as 46 cidades do Estado do Rio contempladas pelo programa, que é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a universidade, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ) e a Secretaria Municipal de Cultura.

Capacitação começa no dia 5 de julho

Ao término da primeira fase de cadastramento e mapeamento dos artesãos do município, terá início a segunda etapa do projeto, que consiste na aplicação do curso gratuito de capacitação “Qualificar para melhor empreender” aos artesãos selecionados pelo PFAF. As aulas estão marcadas para começar no dia 5 de julho, abrangendo seis módulos de curta duração focados em empreendedorismo e marketing digital.

Programa prevê a seleção de artesãos aldeenses para a participação em curso e feira de artesanato
Foto:
Arquivo/Raíra Morena/Divulgação PMSPA

O curso será ministrado por docentes da Faculdade de Administração e Finanças da Uerj, todas as terças e quartas-feiras, das 19h às 21h, ao vivo, via plataforma Microsoft Teams. Os artesãos participantes que concluírem com sucesso a capacitação poderão, ainda, participar da última etapa do programa: a feira de artesanato e economia criativa, com estrutura idealizada e desenvolvida pelo PFAF.

Clique AQUI para acessar o formulário eletrônico de cadastramento no Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF).

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso