Artistas locais ganham destaque no Carnaval 2023 em São Pedro da Aldeia

Os músicos, animadores culturais DJs e bandas locais ganharam destaque no Carnaval 2023 graças a uma iniciativa pioneira da prefeitura de São Pedro da Aldeia. Mais de 70 artistas locais foram selecionados e contratados por meio de um edital de Chamamento Público lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, oferecendo a oportunidade de atuação remunerada na programação carnavalesca deste ano.

O elenco de artistas contratados incluiu as bandas Nada Igual, Ibs 7, Ramona Rox, D’Aldeia, Auê e os cantores James e Junior Linhares, as bandas de fanfarra e marchinha Charanga Carioca e Tamo Junto, além do time de DJs Vanessa Dias, Delta7, Alex Medeiros e Felipe Paço, que há anos movimentam eventos na cidade e em toda a Região dos Lagos. Graças à participação e aprovação no Edital, os artistas tiveram a oportunidade de integrar o casting de atrações principais do Carnaval, dividindo o palco com Pique Novo, Bateria da Mangueira e Tiee.

Um dos artistas contemplados no Edital, o DJ Felipe Paço elogiou a iniciativa. “Quero parabenizar o nosso secretário de Cultura, Thiago Marques, por ter tomado essa iniciativa inédita de realizar um chamamento público para a seleção e convocação de artistas locais para as apresentações no carnaval de São Pedro da Aldeia, reconhecendo e valorizando as ‘pratas da casa’. Gratidão também ao prefeito Fábio do Pastel por ter abraçado essa ideia e a todos os envolvidos. Pela primeira vez em toda a minha vida profissional fui tratado com respeito, educação e profissionalismo”, disse.

DJ Felipe Paço foi um dos artistas contemplados pelo Edital inédito lançado pela Secretaria Municipal de Cultura
Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

No centro da cidade, as animadoras culturais Nina Jonshon e Sheila Clemente, também contratadas por meio do Chamamento Público, completaram a programação na realização de atividades lúdicas, como o Baile de Máscaras com concurso de fantasia, no palco principal, e a oficina de máscaras e contação de histórias, no espaço kids da matinê.

Na Praia da Pitória, no Porto da Aldeia, o grupo Samba da Aldeia, também contratado via Edital, levou música e diversão aos foliões e banhistas. Além da praia, a Rua Antônio Soares dos Santos, no bairro Baixo Grande, foi outro ponto de apresentação dos artistas do Edital. “As apresentações nas praias e nos bairros foram outros pontos de destaque do carnaval, porque contribuíram para a descentralização das atrações, levando arte, música e cultura para os foliões que puderam curtir a festa mais perto de suas casas. Mais uma vez, agradecemos ao prefeito Fábio do Pastel pelo apoio na realização desse Edital, que trouxe reconhecimento e valorização para os nossos talentos locais”, destacou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.

Além da categoria “Carnaval”, o processo de seleção pública abriu inscrições para as áreas específicas de “Teatro”, “Música”, “Dança”, “Animador Cultural”, “Shows e Eventos” e “Capoeira” para atuações em eventos ao longo do primeiro semestre de 2023. O Edital aceitou propostas de artistas solo, na faixa etária a partir de 12 anos de idade, coletivos e grupos culturais, além de bandas de todos os estilos musicais, pessoa física ou jurídica. Para concorrer, era exigida, do proponente, a comprovação de atuação artística durante um período mínimo de dois anos e ao menos duas atuações comprovadas no município. No caso de grupos e bandas, a exigência era de que ao menos um dos integrantes comprovasse residência no município.

Todas as candidaturas foram analisadas, pontuadas e habilitadas pelas respectivas comissões técnicas de Avaliação e de Curadoria, levando em consideração critérios como qualidade artística, portfólio e popularidade, dentre outros aspectos.

Além dos artistas contratados no processo de seleção pública, a Secretaria Municipal de Cultura também levou para o palco principal os alunos e instrutores da Escola de Artes Municipal. Alex Sales (Lelek), Ramirez Menezes e Luciana Marins conduziram as performances e os aulões de dança nas modalidades de samba de gafieira, dança de salão e samba com dança do ventre. As apresentações contaram com a participação especial do grupo de jovens dançarinos do Ballet Municipal, dos dançarinos convidados Ryan Sales e Karen Keiko, e do grupo de danças populares Angatu, formado por Luciana Marins e pelas alunas Priscila Valente, Lua Cléo e Edilaine.