Artistas locais são destaques na programação cultural de reinauguração do Teatro Municipal

Os artistas locais e moradores vivenciaram um momento especial durante o evento cultural de reinauguração do Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a programação lotou o auditório do teatro e foi marcada por uma série de atrações, estreladas por artistas e alunos da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, da Orquestra Sons da Aldeia, do Ballet Municipal, da Companhia de Teatro Municipal e do coletivo cultural Vadeia Aldeia, dentre outros artistas, bailarinos e músicos convidados. O prefeito Fábio do Pastel, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, e a diretora do Teatro, Renata Brito, acompanharam a noite de apresentações.

Em seu discurso, o prefeito Fábio do Pastel ressaltou o empenho na entrega da obra de reforma e os avanços obtidos desde o início da gestão. “Eu fico muito feliz em estar vendo esse espaço lotado. São dois anos e meio à frente da prefeitura e, nesse período, nós temos resgatado muita coisa importante para a nossa cidade, muitos projetos e muitas obras, e esse Teatro foi uma dessas conquistas. Temos entregado não só na Cultura, mas na Saúde, no Turismo, na Educação, no Carnaval, no Réveillon, no Fest Verão. Hoje, eu estou nessa missão de trabalhar para o povo e é uma missão de muito compromisso. Prezo muito pela qualidade do serviço e a entrega desse espaço aqui não foi diferente. Trabalhamos muito, com muita dedicação e carinho, porque tínhamos a certeza de que a gente estava preparando o melhor para a nossa população e para os nossos artistas”, destacou.

O prefeito Fábio do Pastel ressaltou o empenho da gestão na entrega da obra de reforma do Teatro Municipal Dr. Átila Costa
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da ocasião, que marcou o retorno das atividades no maior teatro da Região dos Lagos. “Queria externar a nossa felicidade nesse retorno das atividades no Teatro Municipal com força total, em um espaço totalmente reformado e bonito para a nossa população e nossos artistas. É muito bom ver a casa cheia nessa primeira noite de espetáculos pós reinauguração, pessoas que estão aqui para desfrutar de apresentações de artistas da nossa cidade e dos equipamentos culturais criados recentemente, como a Cia de Teatro, o Ballet e a Orquestra, além da nossa Escola de Artes e de artistas convidados. Para todos nós, esse momento é de muita alegria. Agradeço a todos pela presença”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da ocasião, que marcou o retorno das atividades no maior teatro da Região dos Lagos
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

“Esse evento é a coroação da nossa reinauguração do Teatro, agora em um espaço totalmente revitalizado. É o momento em que os artistas tomam os seus lugares e o momento em que o Poder Público oportuniza aos munícipes o acesso gratuito a espetáculos de excelência, produzidos pelos artistas da nossa cidade. Não tenho palavras para expressar o quanto estou grata por esse acontecimento”, complementou a diretora do espaço, Renata Brito.

Sob a regência do professor Jorge Rafael Goes, a programação foi aberta com a apresentação da Orquestra Sons da Aldeia na execução de um dos temas do famoso musical “O Fantasma da Ópera”, com o acompanhamento em dueto do tenor Donati Fogaça e da mezzo-soprano Vivia Máris e dos bailarinos Ramirezes Menezes e Cristtal Brito.

Na sequência, as turmas de Dança Popular e de Teatro da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, das instrutoras Luciana Marins e Anna Fernanda Corrêa, apresentaram a performance “O Auto da Compadecida”, um diálogo cultural que entrelaça o ritmo popular do coco com a dramaturgia de Ariano Suassuna. A proposta foi divulgar a cultura popular brasileira e enaltecer os grandes mestres sabedores da dança e do teatro.

Outro destaque da programação foram as apresentações do Ballet Municipal com as performances “sambateando”, de sapateado, “Combate”, de jazz dance, e “Dom Quixote”, uma adaptação do ballet clássico de repertório inspirado no famoso romance “Dom Quixote De La Mancha”, de Miguel Cervantes, que encantaram o público presente.

A apresentação da dramaturgia documental “A Casa feita de cacos” foi outro ponto alto da noite. Protagonizada pela Companhia de Teatro Municipal, a peça conta a história de Gabriel Joaquim dos Santos, criador de um dos patrimônios culturais mais importantes de São Pedro da Aldeia: a Casa da Flor. “De todos os espetáculos, esse foi o que mais me comoveu. Eu me emocionei demais. Sou vizinha da Casa da Flor e a Companhia de Teatro retratou lindamente a história do ‘seu Gabriel’. Parabéns ao elenco”, destacou a professora Raphaela Santana, que prestigiou a noite cultural de reinauguração do Teatro.

A professora Raphaela Santana (à direita) compareceu ao evento para prestigiar a melhor amiga, Rebeca Gonçalves, professora da Orquestra
Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Quem também se emocionou com as apresentações foi a motorista de ônibus Fátima Vidal, moradora do Balneário das Conchas, que compareceu ao Teatro para prestigiar o marido, um dos alunos de saxofone da Orquestra Sons da Aldeia. “É emocionante ver o empenho de cada artista, de cada músico no palco. Não só a Orquestra, mas todos os espetáculos estavam lindíssimos, foi uma maravilha. Muitas pessoas não têm a noção da riqueza que São Pedro da Aldeia tem na parte da Cultura. Eu mesma fiquei surpresa com a quantidade de projetos que a prefeitura vem promovendo e da quantidade de talentos e de história que a gente tem aqui. Eu fiquei encantada. Parabéns ao prefeito por dar visibilidade à Cultura e a toda a equipe da Secretaria de Cultura”, disse a moradora, que também estava acompanhada dos filhos, Carlos Eduardo, de 19, e o Nilton Jorge, de 29 anos.

A programação também enalteceu duas importantes expressões artísticas da cultura popular brasileira: a capoeira e o samba de coco. As performances foram protagonizadas pelo Vadeia Aldeia, coletivo cultural atuante no município desde 2021. Juntos, os integrantes promovem um trabalho voltado à pesquisa, manutenção e preservação das manifestações de Cultura Preta Popular e, pela primeira vez, puderam apresentar parte deste trabalho no palco do Teatro Municipal Dr. Átila Costa, a convite da Secretaria Municipal de Cultura.

“Para nós, do coletivo, participar desse momento no palco do Teatro Municipal foi um marco. A gente está muito feliz e muito agradecido. Essa apresentação foi muito importante para firmar e, de uma certa forma, afirmar esse espaço com a cultura preta, especialmente diante de todas as questões raciais que a gente tem na nossa sociedade. Tivemos um retorno muito positivo de pessoas que nem sabiam o que era o samba de coco e que tinham uma visão muito limitada sobre que é a capoeira. Acredito que foi um momento de plantio de sementes para novas brotações de interesses, de olhares e de pesquisas. E, cada vez mais, estamos nos colando à disposição para ocupar e retomar territórios, tanto na rua, quanto em outros espaços”, destacou o mestre Hugo Amendoim, integrante do grupo.

O evento também contou com a participação especial do bailarino aldeense, Maicon Oliveira, com um solo de ballet contemporâneo, do saxofonista aldeense Edson Gomes, da bailarina convidada Monique Fragoso e do ator da Cia de Teatro Municipal, Erico Judice, com o esquete “A Mala”, além das performances solo de Vivia Máris e Donati Fogaça, que encerrou a noite festiva com chave de ouro com a potente interpretação do clássico italiano “Com Te Partirò”. O evento também foi marcado por homenagens póstumas à educadora Luiza Maria Leal Mendes, primeira diretora da Escola de Artes Municipal, falecida este ano.

Entre as autoridades municipais presentes estiveram os secretários municipais de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos, e de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, o vice-presidente da Câmara Municipal, Franklin da Escolinha, e os vereadores Márcio Soares e Mislene Conceição, além do chefe de gabinete, Moisés Batista, e do assessor especial de governo, Edmilson Bittencourt.

Evento foi organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura
Foto:
Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

Clique AQUI para conferir a galeria de fotos.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso