Feira Cultural Itinerante chega à praça do Baixo Grande nesta sexta-feira (02)

A Praça Luis Pereira dos Santos, no bairro Baixo Grande, vai receber uma programação especial nesta sexta-feira (02/06) com a chegada da 7ª edição da Feira Cultural Itinerante. Promovido pela Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, o evento vai levar atrações gratuitas para a população local, das 14h às 22h. A programação vai contar com feira de artesanato, música ao vivo, apresentações de dança, capoeira e animação cultural para a criançada.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou o avanço do evento no município. “Já realizamos a Feira Cultural no Centro, no Porto da Aldeia, em Botafogo, na Baleia, no bairro São João e, agora, chegaremos ao Baixo Grande. A cada edição, temos ocupado as praças e espaços públicos com programações culturais diversificadas, envolvendo os artesãos da cidade e os nossos artistas contemplados em Edital, além dos alunos e integrantes dos nossos equipamentos culturais. O retorno da população tem sido muito positivo e, para os artistas, tem sido também uma excelente oportunidade de contato com o público”, disse.

A feira de artesanato é o carro-chefe do evento
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Ao longo do evento, dezenas de trabalhos artesanais estarão em exposição e à venda no local, confeccionados por artesãos locais. Na oportunidade, o público poderá curtir apresentações da Orquestra Sons da Aldeia e do Ballet Municipal, sob a condução dos coordenadores Jorge Rafael Goes e Ramirez Menezes, respectivamente. A programação musical vai contar, ainda, com a participação do grupo Ibs7, com repertório de sucessos do pagode nacional, e da banda Carla Paz & Trio, trazendo um setlist de MPB, pop e sambas clássicos.

Outro destaque da programação será a apresentação solo da bailarina Cristtal Britto trazendo uma adaptação de um dos temas do célebre ballet clássico “O Quebra-Nozes”, além da animação infantil com Nina Jonshon no cosplay da personagem Emília, a famosa boneca do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, criada por Monteiro Lobato, com muitas brincadeiras e pintura infantil para os pequenos.

Enaltecendo as manifestações da cultura popular brasileira, o evento também vai contar com apresentações e roda de capoeira, conduzidas pelos integrantes do coletivo cultural Vadeia Aldeia, que desde 2021 promovem um trabalho voltado à preservação da cultura popular preta na cidade, por meio de pesquisas e encontros de intercâmbio cultural.

O grupo foi um dos contemplados pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023, lançado no início do ano pela Secretaria Municipal de Cultura. Com exceção do Ballet Municipal e da Orquestra Sons da Aldeia, todas as atrações artísticas do evento foram viabilizadas por este Edital, que abriu inscrições para a seleção e contratação de artistas locais, pessoas físicas e jurídicas, para apresentações nos eventos e projetos promovidos pela pasta.