Bateria da Mangueira é destaque no sábado de carnaval em São Pedro da Aldeia

O sábado de carnaval em São Pedro da Aldeia foi de muita festa, música e diversão para os milhares de foliões que compareceram à Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), no Centro. Destaque da noite, o show com a bateria da Mangueira fez a multidão dançar e cantar ao som dos sambas-enredo que marcaram a história da gigante carioca, 20 vezes campeã. A programação deste sábado (18/02) contou, ainda, com performances de dança protagonizadas por instrutores e alunos da Escola de Artes Municipal e dançarinos do Ballet Municipal, show da banda de fanfarra Tamo Junto, abertura da matinê infantil e desfile do tradicional Bloco dos Bonecões. A festa continua neste domingo (19/02), com shows dos grupos de pagode Nada Igual e Ibs 7.

Sábado de carnaval lotou a praça do Centro
Fotos: Renato Fulgoni e Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

O prefeito Fábio do Pastel comemorou os dois dias de sucesso da festa no município. “Estou muito impressionado com a quantidade de famílias que tem vindo para o carnaval de São Pedro da Aldeia. A gente fica muito feliz por ver a cidade em festa e por ver mais uma noite de muito sucesso, com a matinê, os Bonecões e a bateria da Mangueira, uma referência do carnaval. Nos preocupamos em oferecer uma estrutura segura e com shows de muita qualidade para a população”, destacou.

Milhares de foliões curtiram as atrações
Fotos: Renato Fulgoni e Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Supercampeã do Carnaval Carioca, a Estação Primeira de Mangueira trouxe para a cidade um grupo de 16 integrantes, entre nove ritmistas, três passistas, mestre-sala e porta-bandeira, mestre de bateria e intérprete, responsáveis por conduzir o espetáculo da arte do samba no pé e das levadas de caixa.

O repertório incluiu uma seleção de sambas-enredo que consagraram a Mangueira no topo das melhores do Rio, como “Tem capoeira”, “Avante Mangueira”, “Chico Buarque da Mangueira” e “Brazil Com ‘Z’ É Pra Cabra da Peste, Brasil Com ‘S’ É a Nação do Nordeste”. “É uma honra para todos nós da bateria fazer essa festa bonita, trazendo o nosso som, abrilhantando e acrescentando à cultura da cidade. Agradecemos à prefeitura e a todos os organizadores”, destacou o cantor e intérprete da Mangueira, Lucas Abner, antes de subir ao palco.

O diretor administrativo da bateria, Cesinha, também falou sobre a chegada da Estação Primeira de Mangueira na composição do carnaval aldeense. “É muito bom poder trazer a alegria da Avenida para a cidade. Carregar o legado da Mangueira e continuar construindo essa história de sucesso, de cultura e tradição é uma grande responsabilidade e uma missão muito importante. Agradeço ao prefeito Fábio pelo convite. A gente está muito feliz, é um prazer estar aqui representando a Mangueira”, disse. “Muita gente não tem oportunidade de conhecer a quadra e o governo teve essa iniciativa de trazer o show da Mangueira, dando essa oportunidade para os mangueirenses daqui poderem assistir de perto”, complementou o mestre e diretor técnico da bateria, Luis Felipe Neves.

Maycon Ferreira e Lorena Brito levaram todo o encanto do mestre-sala e da porta-bandeira
Foto: Renato Fulgoni/Divulgação PMSPA

Mangueirense de coração, a gestora financeira Priscila Gonçalves comemorou a atração na cidade. “Eu sou Mangueira e vim por causa do show. Já estive no Sambódromo da Marquês de Sapucaí para torcer e, hoje, poder ver de perto a bateria é uma emoção muito grande. Sempre pulei carnaval na cidade, mas esse ano a prefeitura está dando um show. Tem bastante novidade, mais atrações e a galera está se divertindo muito. Eu acho muito bacana esse investimento que o governo está fazendo em cultura, em turismo, porque isso também faz a economia rodar”, destacou a moradora do bairro Porto do Carro, acompanhada da esposa Monique de Oliveira.

Do bairro Porto do Carro, Monique de Oliveira e Priscila Gonçalves curtiram de perto o show da Mangueira
Foto: Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Como parte das atrações no palco principal, a Secretaria de Cultura levou um aulão de samba e performances de samba de gafieira, dança de salão e samba com dança do ventre, conduzidas pelos artistas Alex Sales (Lelek), Ramirez Menezes e Luciana Marins, que atuam como instrutores de dança na Escola de Artes Municipal. As apresentações contaram com a participação de convidados especiais, entre eles o grupo de dançarinos do Ballet Municipal e o grupo de danças populares Angatu, formado por alunas da Escola de Artes.

Um dos pontos altos da programação foi a performance do dançarino Ryan Sales, adolescente de apenas 14 anos com síndrome de down, premiado no Festival de Dança Internacional de Cabo Frio. No melhor estilo das “dancinhas do Tik Tok”, o jovem deu um show de talento, carisma e desenvoltura na execução das coreografias em alta nas redes sociais.

A apresentação emocionou a professora do Ensino Fundamental, Hermelise Freitas, mãe de Matheus Alexandre, de 27 anos, que compartilha da mesma condição genética de Ryan. Com o apoio da mãe, Matheus teve a oportunidade de se apresentar ao lado de Ryan, no palco. “É muito bom ver que o carnaval de São Pedro da Aldeia está se preocupando com a inclusão. Isso é muito importante para a autoestima deles e para abrir a cabeça das pessoas e tirar esse preconceito de que eles não são capazes. Eles podem, sim, serem as grandes estrelas e merecem ser respeitados e vistos não com sentimento de pena, mas com dignidade. Parabéns à prefeitura por dar esse exemplo”, disse.

Carnaval inclusivo: Ryan Sales e Matheus Alexandre Freitas foram destaques na apresentação de dança
Fotos: Raíra, Morena, Renato Fulgoni e Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

Outra atração de destaque no palco foi a banda de fanfarra Tamo Junto, que reúne instrumentistas da cidade e da região. O conjunto embalou a multidão com muito samba, frevo, axé, marcha rancho e forró, em ritmo de marchinha. Nos intervalos, a DJ Vanessa Dias também agitou o palco.

Carnaval familiar

O sábado de carnaval também foi marcado pela abertura da Matinê Infantil, que segue até a terça-feira (21/02), das 18h às 21h, com muitos atrativos para a criançada. As atividades oferecidas no espaço Kids incluem concurso de fantasias, premiações, brincadeiras, pintura artística e muita animação cultural para a criançada.

Outro destaque da segunda noite de festejos foi o desfile dos Bonecões, bloco tradicionalíssimo da cidade, que homenageia personalidades que marcaram a história do carnaval em São Pedro da Aldeia. Inspirados nos Bonecões de Olinda, os bonecos de cerca de três metros de altura foram confeccionados pelo artista plástico Flávio Rangel, que há mais de 20 anos se dedica a manter a tradição na cidade. Ao som da banda de marchinha Charanga Carioca, a atração percorreu as principais ruas do Centro levando alegria e diversão aos foliões. O bloco desfila até a terça-feira de carnaval, a partir das 20h.

Nos bairros, a folia ficou garantida com os desfiles dos blocos GPAM Folia e Esquenta na Folia, no Porto da Aldeia; Aperta Que Dá, na Praia do Sudoeste; As Poderosas, no Baixo Grande; Boleiro, Ponta do Ambrósio, além da passagem do Trem dos Sequelas, no Centro. Na Praia da Pitória e no Baixo Grande, a prefeitura também levou apresentações musicais com os DJs Felipe Paço e Delta7.

Estiveram presentes na segunda noite de programação os secretários municipais de Cultura, Thiago Marques; de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos; de Fazenda, Renaldo Martins; de Turismo, Cláudia Tinoco; o secretário adjunto de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha; e o chefe de gabinete do prefeito, Moisés Batista, dentre outras autoridades municipais.

O evento contou ainda com a presença das equipes de Saúde, Assistência Social, Turismo e Segurança Pública, com presença reforçada dos efetivos da Guarda Municipal, Defesa Civil e Vigilância Municipal, com o apoio da Polícia Militar. Durante toda a noite, os foliões puderam contar com o serviço especializado para primeiros socorros da Secretaria de Saúde, que conta com UTI Móvel e atendimentos como sutura, administração de medicamentos e curativos.

Até terça-feira, a Secretaria de Assistência Social também promove a campanha “S.O.S Crianças”, com distribuição de material informativo de combate ao trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e colocação de pulseirinhas de identificação nas crianças, em parceria com a Fundação da Infância e do Adolescente (FIA).

Confira a programação completa:

➡ Domingo (19/02)

Blocos de rua e atrações nos bairros:

• 11h às 14h – Bloco Arrastão do BG – Campo de Futebol Brasil (Baixo Grande)

• 12h30 às 15h30 – Bloco das Piranhas – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

• 15h às 17h – Apresentação da banda de fanfarra “Tamo Junto” – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

• 15h30 às 17h30 – Bloco Ipê – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

• 18h às 20h – Bloco da Paz – Rua Francisco Santos, na altura do nº 720 (Estação)

• 20h30 às 22h30 – Bloco Vai Quem Quer – Praça da Ponta do Ambrósio

• 21h às 23h – Bloco Boi Bandido – Praça do Poço Fundo (Poço Fundo)

• 21h às 23h – Apresentação do DJ Alex Medeiros – Baixo Grande (Rua Antônio Soares dos Santos, próximo à unidade de saúde)

• 22h às 00h – Bloco Sunset – Praça Hermógenes Freire da Costa (antiga Praça das Águas – Centro)

• 00h às 02h – Bloco Carnagay – Praça Hermógenes Freire da Costa (antiga Praça das Águas – Centro)

Atrações do Centro:

• 18h às 21h – Matinê – Praça da Matriz (Centro)

• 20h às 21h30 – Bloco dos Bonecões – Praça da Matriz (Centro)

• 22h – Show do grupo Ibs 7 – Praça da Matriz (Centro)

• 00h – Show do grupo Nada Igual – Praça da Matriz (Centro)

• DJ Delta7 – palco principal do Centro (noite)

➡ Segunda-feira (20/02)

Blocos de rua e atrações nos bairros:

• 13h às 15h – Bloco GPAM Folia – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

• 15h às 17h – Bloco Maracatu Ventarolas/Afoxé Fiderioman– Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

• 15h às 17h – Apresentação do grupo Samba da Aldeia – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

• 17h às 20h – Bloco Bora Billy – Praia do Sudoeste

• 21h às 23h – Apresentação da banda de fanfarra “Tamo Junto” – Baixo Grande (Rua Antônio Soares dos Santos, próximo à unidade de saúde)

• 21h30 às 23h30 – Bloco Mistura de Raça – Praça/DPO (bairro São João)

• 22h às 00h – Bloco Gago Folia – Praça Hermógenes Freire da Costa (antiga Praça das Águas – Centro)

Atrações do Centro:

• 18h às 21h – Matinê – Praça da Matriz (Centro)

• 20h às 21h30 – Bloco dos Bonecões – Praça da Matriz (Centro)

• 22h – Show da banda Auê – Praça da Matriz (Centro)

• 00h – Show do cantor Tiee – Praça da Matriz (Centro)

• DJ Alex Medeiros – palco principal do Centro (noite)

➡ Terça-feira (21/02) – Encerramento

Blocos de rua e atrações nos bairros:

• 12h30 às 15h30 – Bloco das Piranhas – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

• 15h às 17h – Apresentação da DJ Vanessa Dias – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

• 15h30 às 17h30 – Bloco Ipê – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

• 18h às 21h – Bloco Império do Boqueirão – Sudoeste/Amendoeira (Praia do Sudoeste)

• 21h às 23h – Apresentação da banda de fanfarra “Tamo Junto” – Baixo Grande (Rua Antônio Soares dos Santos, próximo à unidade de saúde)

Atrações no Centro:

• 18h às 21h – Matinê – Praça da Matriz (Centro)

• 20h às 21h30 – Bloco dos Bonecões – Praça da Matriz (Centro)

• 22h – Show da banda D’Aldeia – Praça da Matriz (Centro)

• 00h – Show da banda Ramona Rox – Praça da Matriz (Centro)

• DJ Felipe Paço – palco principal do Centro (noite)

➡ Quarta-feira (22/02)

Blocos de rua:

• 13h às 17h – Bloco R. Cansada – Quiosque/Praia do Balneário (Balneário São Pedro)

• 16h às 18h – Bloco Tainha Escalada com Batata – Praia da Pitória (Porto da Aldeia)

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso