Candidatos inscritos no projeto Orquestra Sons da Aldeia são convocados para primeira audição

Os candidatos que se inscreveram para participar do projeto Orquestra Sons da Aldeia devem ficar atentos à data da primeira audição. O teste de nivelamento está marcado para acontecer nesta segunda-feira (26/09), a partir das 10h, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro da cidade. A relação dos alunos convocados, incluindo o horário de cada apresentação individual, pode ser conferida no site da prefeitura (clique AQUI para acessar a listagem).

Para participar da audição, os candidatos deverão comparecer com o instrumento musical correspondente à sua inscrição e cópia dos documentos e anexos indicados no regulamento. Na ocasião, os candidatos deverão apresentar uma música ou estudo de método do instrumento de livre escolha e terão suas performances avaliadas em quesitos como embocadura/empunhadura, afinação, respiração, articulação, técnica e leitura.

As inscrições para a Orquestra seguem abertas até o dia 30 de setembro e podem ser feitas on-line no site da prefeitura (clique AQUI para acessar o formulário) ou presencialmente na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Podem participar da seleção alunos a partir de 14 anos de idade, que já possuam habilidade em trompete, trombone, sax, flauta clarinete, violino ou violoncelo. Ao todo, são oferecidas 10 vagas por categoria/instrumento.

Nesta etapa, as inscrições são voltadas a participantes que já possuem conhecimentos básicos em prática instrumental. Já na segunda fase, projetada para 2023, serão abertas novas vagas para alunos que não possuam conhecimento musical prévio.
Os candidatos em idade escolar que estejam matriculados em escola pública ou beneficiários de programas sociais do Governo Federal terão prioridade na ordem de preenchimento das vagas. O regulamento completo com a lista dos documentos necessários para a inscrição pode ser conferido na página da Secretaria Municipal de Cultura (clique AQUI para acessar).

A segunda audição, destinada aos candidatos inscritos até 30 de setembro, está marcada para o dia 03 de outubro. A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade.

Sobre a Orquestra Sons da Aldeia

O projeto Orquestra Sons da Aldeia é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, criada para difundir a arte da música instrumental no município. O projeto foi executado através do Edital de Chamamento Público nº 11/2022 e abriu inscrições para a seleção e contratação de músicos instrumentistas, pessoa física ou jurídica. Além das apresentações musicais em praças e bairros da cidade, o projeto inclui a ministração de aulas de prática instrumental para jovens e adultos.