Carnaval 2023 é sucesso em São Pedro da Aldeia

São Pedro da Aldeia encerrou com sucesso o primeiro Carnaval, após dois anos sem festividades. O evento agradou os milhares de moradores e visitantes que curtiram a folia de momo na cidade, aprovando a organização, segurança e programação diversificada. Nem a chuva passageira desanimou os foliões que compareceram à Praça Agenor Santos, no Centro, para curtirem o último dia de festa (21/02). Realizado pela Prefeitura, o Carnaval 2023 ofereceu diversas atrações gratuitas. No palco principal, a banda D’Aldeia e o grupo Ramona Rox fecharam com chave de ouro a folia aldeense. A festa continuou nesta quarta-feira de Cinzas (22/02) com desfile de bloco na Praia do Balneário.

Matinê Infantil foi uma das atrações gratuitas oferecidas pela prefeitura durante o carnaval
Foto: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

O prefeito Fábio do Pastel acompanhou de perto toda a programação da terça-feira (21/02). Na oportunidade, Fábio agradeceu a todas as Secretarias envolvidas na organização do evento, bem como suas equipes. “Nosso Carnaval foi um sucesso muito grande e ficou marcado na história. Criamos esse lema, ‘reencontro com a alegria’, após alguns anos sem a festa, por conta da pandemia, e nós retomamos o carnaval da família, com senhoras, senhores e crianças também participando da nossa programação. Agradeço a cada um de vocês que nos prestigiaram”, destacou.

Bloco dos Bonecões arrastou foliões durante os quatro dias de desfile
Foto: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

Mantendo as tradições carnavalescas, a matinê direcionada aos pequenos foliões ofereceu uma variedade de brincadeiras, pintura de rosto e recreação, além do tradicional concurso de fantasias com premiação. A atração funcionou em uma estrutura coberta, com um time de animadores infantis e uma equipe de apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Matinê direcionada aos pequenos foliões ofereceu uma variedade de brincadeiras, pintura de rosto e recreação, além do tradicional concurso de fantasias
Foto: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

O Bloco dos Bonecões também foi destaque na terça-feira (21/02) de Carnaval, arrastando uma multidão pelas ruas do centro nos quatro dias de desfile. A atração contou com o acompanhamento da banda de marchinha Charanga Carioca, que embalou todo o trajeto do bloco com marchinhas carnavalescas já consagradas.

Bloco dos Bonecões foi retomado pela prefeitura em 2023
Foto: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

A família de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, formada por Miguel, Valentina, Stefano, João Pedro e Valéria, também curtiu o último dia de festividades na cidade. “Nós temos uma tradição de vir para São Pedro da Aldeia há 40 anos, principalmente para acompanhar os bonecões. É uma emoção muito grande retornar para cá nesse ano, a pandemia deu uma pausa nisso e, participar dessa festa que a Prefeitura está proporcionando, é muito emocionante”, compartilhou Valéria Fonseca.

A banda D’Aldeia abriu a celebração no palco principal e não deixou ninguém parado, apresentando um repertório recheado de grandes clássicos do carnaval brasileiro. O público curtiu hits do momento e sucessos do axé e do samba.

Encerrando a programação de shows no palco principal, a banda Ramona Rox estreou no Carnaval aldeense com uma proposta diferente. Amanda Mattos (vocal), Romullo Carvalho (vocal/violão), Carlos Lopes (violão/guitarra), Fagner Fernandes (cajon/batera) e Adriano Marcel (contrabaixo) fizeram o público presente entoar sucessos do pop/rock nacional e internacional.

Romullo Carvalho falou sobre a oportunidade dada pela Prefeitura às bandas locais, que participaram de um chamamento público para se apresentarem em um dos eventos mais importantes do município. “São Pedro da Aldeia nos deu a oportunidade de mostrar que o pop e o rock também têm vez no Carnaval. A Prefeitura tem aberto as portas para a gente e abrir essa possibilidade para quem é da cidade e quer se apresentar é muito incrível”, comentou.

Foto: Cleydson Alan/Divulgação PMSPA

Nos bairros, a passagem de blocos de rua fez a alegria dos foliões durante o dia. Nas praias, destaque para o desfile dos tradicionais blocos das Piranhas e Ipê, na Pitória, além da apresentação da DJ Vanessa Dias. O bloco Império do Boqueirão animou a Praia do Sudoeste. No Baixo Grande, a festa ficou por conta da banda de fanfarra “Tamo Junto”.

Durante os cinco dias de carnaval, o evento contou com o trabalho das equipes de Saúde, Assistência Social, Turismo e Segurança Pública e com a presença reforçada dos efetivos da Guarda Municipal, Defesa Civil e Vigilância Municipal, além do apoio da Polícia Militar. Os foliões puderam contar, ainda, com o serviço especializado para primeiros socorros da Secretaria de Saúde, que disponibilizou UTI Móvel e atendimentos como sutura, administração de medicamentos e curativos.