Casa da Cultura abre exposição de artesanato nesta segunda-feira (28)

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos vai abrir, nesta segunda-feira (28), às 9h, a exposição “Artes da Aldeia”. A mostra, idealizada pela Secretaria de Cultura, reúne mais de 500 peças artesanais, entre itens utilitários, roupas, artigos de decoração, bijuterias e souvenirs, confeccionadas por artesãos de São Pedro da Aldeia. No espaço, os visitantes poderão adquirir produtos a partir de R$ 2. A entrada é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para exposição, foram convidados os artesãos inscritos no Cadastro Municipal de Cultura, que reúne representantes de todos os segmentos culturais da cidade. “O artesanato é um segmento muito importante no nosso município, que movimenta a cadeia não só da cultura, mas também do turismo e do desenvolvimento econômico, sendo uma atividade geradora de emprego e renda para a população. A nossa proposta é valorizar a arte local, abrindo o espaço da Casa da Cultura para que esses artesãos e artesãs tenham visibilidade e possam mostrar o seu trabalho”, destacou o secretário de Cultura, Thiago Marques.

No espaço, poderão ser encontradas peças produzidas a partir de técnicas como crochê, bordado, mosaico, decoupage, biscuit e reciclagem, e uma variedade de souvenirs, bibelôs, utilitários domésticos e itens para decoração. Para os fãs da moda praia, há opções de maiôs, vestidos e biquínis, além de roupas infantis, acessórios, chaveiros, bolsas, nécessaires, bonecas de pano, luminárias, cadernos, toalhas de prato, de mão e de mesa, quadros, espelhos, porta-trecos, caixas, potes, pesos de porta e tapetes.

“Ficamos muito felizes por receber tantos artesãos talentosos. A arte também representa a cultura do povo, passada de geração em geração, e preservar a prática do artesanato deve ser um compromisso de todos nós”, destacou a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, idealizadora da mostra.
A Casa da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade