Casa da Cultura apresenta exposição com bonecas e bichos de pano

Mostra é assinada pela artesã Simone Giampaoli em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura

Está aberta, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a exposição “Bonecando”, assinada pela artesã e instrutora de artesanato Simone Giampaoli em parceria com a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia. A mostra apresenta mais de 100 bonecas e bichos de pano, que celebram o universo lúdico infantil. A visitação é gratuita até o dia 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Exposição celebra o universo lúdico infantil
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Para a exposição, a artesã reuniu parte da coleção produzida em seu ateliê, o Giampaoli Arte Atelier. O trabalho apresentado é fruto de mais de 10 anos de dedicação à confecção, ensino e fomento à bonecaterapia. “A ideia central é mostrar que o brinquedo artesanal é tão importante quanto os brinquedos mais modernos, eletrônicos, porque ao mesmo tempo em que afasta as crianças das telas, também estimula a criatividade e a gente precisa resgatar isso na infância. A exposição é, também, uma forma de demonstrar o poder do artesanato como instrumento terapêutico, como um valioso recurso de cuidado com a nossa saúde mental, uma arte que, realmente, resgata vidas. Agradeço pela parceria maravilhosa com a Secretaria de Cultura, que tem olhado para os artesãos com muito carinho e acolhimento. Isso, para mim, é fantástico”, disse Simone.

Um dos brinquedos mais antigos da história das civilizações e importantes figuras de afeto no imaginário infantil, as bonecas confeccionadas em tecido adornam a Casa da Cultura trazendo a atmosfera mágica do mundo da fantasia, da literatura e alguns dos temas mais explorados no universo kids. Entre as temáticas retratadas estão a vida na fazenda, o Halloween, o Natal e o clássico literário “Alice no País das Maravilhas”.

Promovendo a representatividade e a mensagem do respeito à diversidade, a mostra também apresenta bonecas negras e um estande especialmente dedicado às bonecas africanas. Entre as peças expostas estão artigos decorativos e utilitários para o lar, como porta-biscoitos e pesos de porta.

A Casa da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.