Casa da Cultura sedia abertura de Feira Literária nesta sexta-feira (14)

Nesta sexta-feira (14/10), a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos vai sediar uma programação especial com a chegada da 2ª edição da Feira Literária de São Pedro da Aldeia, a FLISPA. O evento está marcado para começar às 18h e será recheado de atividades culturais e literárias para os primeiros visitantes. A Feira é uma realização da empresa Notícias de São Pedro da Aldeia Gráfica e Editora e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A visitação à exposição de livros ficará aberta até o dia 31 de outubro, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de bater um papo com os escritores que compõem a FLISPA, além de apreciar as apresentações de dança com as bailarinas do Centro Cultural Passos-Ballet, do bairro São João. A programação de abertura também vai contar com contação de histórias e lançamento de livros.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, acredita que o evento irá aproximar a população aldeense à produção literária local. “A literatura é um segmento muito rico e atuante em São Pedro da Aldeia e nós, da Secretaria de Cultura, ficamos felizes em apoiar esse evento. Será uma excelente oportunidade para que os visitantes, moradores e turistas, conheçam os autores locais e as suas obras. É uma iniciativa que também contribui muito para o incentivo à leitura, especialmente entre as crianças e jovens”, disse.

Este ano, a Feira Literária tem como tema central “Natureza Literária”. Segundo o organizador, o escritor Renato Fulgoni, a proposta é promover a conscientização para a preservação do meio ambiente e do patrimônio natural aldeense. “O nosso objetivo é mobilizar a população e lembrar a todos sobre a importância de se preservar os nossos bens naturais. Assim como aconteceu na nossa primeira edição da FLISPA, contaremos com a participação de escritores aldeenses e de toda a Região dos Lagos. Agregar é a palavra-chave da Feira Literária de São Pedro da Aldeia”, destacou Renato, que também vai promover o lançamento do seu primeiro livro Infantil “Tom e Suas Aventuras”.

Até o final de outubro, mais de 50 obras literárias ficarão em exibição na Casa da Cultura, dentre romances, crônicas, contos, histórias infantis, antologias e poemas, que também poderão ser adquiridas no local. Entre os escritores participantes estão Luíz Fernando Liveira, Soares Barbosa, Luciana Mendonça, Jaqueline Brum, Rosana Silva, Nathalia Laryssa do Amaral, Rosana Andreia, Andrea Rezende, Marcio Silveira e Bia Fernandes. A estrutura também contará com placas da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA) e estandes da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF) e da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande (AACLIG), além da exposição de quadros do artista plástico aldeense Paulo Jorge dos Santos.

Confira a programação completa do evento de abertura da 2ª FLISPA:

18h – Solenidade de abertura da 2ª FLISPA (apresentação dos escritores);
19h – Lançamento do livro “A Aldeia de Pedro – Mais de Quatro Séculos em Versos, Fotos e Contos”;
19h15 – Apresentação de dança com as bailarinas do Centro Cultural Passos-Ballet;
19h30 – Escritora Jaqueline Brum fala sobre o tema da FLISPA “Natureza Literária”;
19h45 – Contação de histórias com Rosana Andreia apresentando “Histórias do Mundo Chico Rei”;
20h – Lançamento do livro do escritor Renato Fulgoni “Tom e Suas Aventuras”;
20h30 – Apresentação de dança com as bailarinas do Centro Cultural Passos-Ballet.