Casa do Papai Noel atrai mais de 12 mil visitantes em São Pedro da Aldeia

A programação da temporada natalina foi encerrada com sucesso de público em São Pedro da Aldeia. Principal atração do Natal na cidade, a Casa do Papai Noel atraiu mais de 12 mil visitantes, entre moradores e turistas. O quantitativo é três vezes maior do que o registrado no livro de assinaturas do ano passado. Tradicionalmente, a exposição fica aberta na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos entre os meses de dezembro e janeiro, com dezenas de atrativos, ornamentos e espaços instagramáveis.

Além da Casa do Papai Noel, o projeto de Natal preparado pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC) incluiu ainda atrações na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz) e na Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro. Em 2022, a programação cultural foi ampliada, abrindo espaço para apresentações dos artistas locais contemplados pelo Edital de Chamamento Público nº 12/2022 e dos equipamentos culturais do município, como a Orquestra Sons da Aldeia, o Ballet Municipal, a Companhia de Teatro e a Escola de Artes Municipal.

Na avaliação do secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, o sucesso da temporada é resultado da união coordenada de esforços entre as equipes da prefeitura e o time de artistas envolvidos. ”Foram meses de preparação, de muito trabalho e dedicação de toda a equipe da Cultura e das secretarias parceiras. Reunimos um total de 12.055 mil assinaturas no nosso livro de visitas, mas sabemos que o número de visitantes foi muito superior, considerando que muitas pessoas acabam não registrando a sua passagem pela Casa. Para nós é uma grande alegria ver que tantas famílias puderam se encantar com o Natal de São Pedro da Aldeia. Foram, ao todo, 31 dias de programação e uma missão que foi abraçada por cada artista e servidor da Cultura, com apoio e incentivo do prefeito Fábio do Pastel”, disse.

Com pouco mais de um mês de programação, a temporada natalina fomentou o turismo local e atraiu pessoas de todas as idades à Casa da Cultura para conhecer de perto o Papai Noel e todo o encanto das instalações cenográficas. Totalmente revitalizada, a Casa foi ornamentada com mais de 30 mobílias em estilo colonial, que deram ao espaço um ar aconchegante e clássico. Uma das novidades da edição de 2022 foi o carrossel infantil, um clássico dos parques de diversão, e a “Aldeia do Noel” montada na parte externa da Casa com trenzinho, trenó e espaços instagramáveis.

Vinda de Brasília-DF, Paula Felicce mudou-se recentemente com a família para o município e fez questão de fazer uma visita à exposição. “Cheguei há pouco tempo e fiquei encantada com o que vi. Estive nas cidades vizinhas também, mas nada chegou perto do que vi aqui. O Natal de São Pedro da Aldeia é uma referência na região e um exemplo a ser seguido pelas outras cidades. Fiquei muito feliz em saber que essas obras foram feitas por artistas da própria cidade, que merecem ser valorizados e honrados. A gente fica até grato à cidade por nos representar tão bem e ver que essas pessoas da gestão pública se preocuparam em agradar a sua população e os visitantes”, disse.

Atrações culturais

A programação de inauguração da Casa do Papai Noel contou com a chegada do Bom Velhinho de “ônibus azulzinho” do transporte público municipal, apresentações culturais e a participação especial das crianças assistidas pela ONG Aldeia da Infância Feliz, do Balneário, e dos alunos da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (EMESPP), que atende crianças e jovens com deficiência intelectual, deficiência múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No Centro da cidade, as atrações culturais ao longo do mês de dezembro incluíram apresentação do Auto de Natal da Companhia de Teatro Municipal, performances de dança da Escola de Artes, do Ballet Municipal e do espaço de ballet Rafaela Grilli, além de concertos da Orquestra Sons da Aldeia, projeto da SEMUC que reúne alunos dos bairros São João, Campo Redondo, Porto da Aldeia, Praia Linda, Porto do Carro, Centro, Estação e Morro dos Milagres.

A magia do Natal também tomou conta do Centro da cidade, com a instalação das decorações em pontos estratégicos. A ornamentação contemplou a Praça Hermógenes Freire da Costa, Praça Dr. Plínio de Assis Tavares (Praça do Canhão), Rua Feliciano Sodré, Avenida Francisco Coelho Pereira, Avenida São Pedro, na Rodovia RJ-140 na altura da entrada da cidade e todo o conjunto histórico e arquitetônico da Igreja Matriz, na Praça Agenor Santos.