Feira Cultural leva shows gratuitos e feira de artesanato ao Centro de São Pedro da Aldeia

A Feira Cultural Itinerante segue levando arte e cultura para os bairros da cidade. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a quarta edição do evento chegou à Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), no centro da cidade, com programação de shows gratuitos, feira de artesanato e venda de livros. Dentre os destaques da programação estiveram as apresentações do cantor Junior Linhares, da cantora Livia Nóbrega, da Orquestra Sons da Aldeia, da banda Young Melody e da banda Ramona Rox. O prefeito Fábio do Pastel e o secretário de Cultura, Thiago Marques, acompanharam de perto as atrações.

Um dos destaques da edição foi a programação musical, que contou com ampla participação dos artistas locais contemplados pelo Edital de Chamamento Público nº 12/2022. Abrindo o evento, a cantora Lívia Nóbrega apresentou uma seleção de sucessos da Música Popular Brasileira (MPB), acompanhada dos instrumentistas Ramon Rosas (violão), Fernanda Moura (piano) e Mário Patti (bateria).

Em seguida, a Orquestra Sons da Aldeia encantou o público com repertório instrumental de clássicos da Bossa Nova e do standart jazz. O projeto cultural, criado pela SEMUC em 2022, atua na formação musical de jovens moradores dos bairros São João, Campo Redondo, Porto da Aldeia, Praia Linda, Porto do Carro, Centro, Estação e Morro dos Milagres.

Na oportunidade, o secretário Thiago falou sobre o projeto, que já passou também pelos bairros São João, Porto da Aldeia e Botafogo. “Esse movimento de ocupação das praças com arte e cultura era um grande compromisso da nossa gestão e temos conseguido avançar muito. Ficamos muito felizes com o retorno positivo da população, que tem marcado presença, prestigiando e valorizando o trabalho dos artistas locais. O nosso objetivo é chegar a todos os bairros de São Pedro da Aldeia”, destacou.

O secretário Thiago Marques falou sobre o projeto da Feira Cultural Itinerante
Foto: Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Outra participação especial desta edição foi a banda Young Melody, especializada em cerimônias de casamento. Para a 4ª Feira Cultural, a banda trouxe uma mistura de estilos, do erudito ao popular. A composição do grupo contou com Haroldo Reis (violino), Thiago Santos (bateria), Erick D’Ávila (teclado e voz) e Felipe Oliveira (trompete).

Acompanhado de Renan Leal (teclado), Victor Silva (bateria), Rodrigo César (guitarra) e Emerson Silva (baixo), o cantor Junior Linhares também agitou a praça com um repertório de hits da MPB, que fizeram todo mundo dançar e cantar.

Moradores do bairro Estação há mais de 30 anos, o casal Geciel Corrêa e Sonia Pinheiro curtiram as apresentações do dia, acompanhados da filha Carolina e da neta Alice, de 12 anos. “É a primeira vez que nós viemos a esse evento e estamos adorando. É uma iniciativa muito interessante para reunir as famílias e movimentar a cidade. O que mais chamou a atenção para a gente foi a parte musical, porque gostamos muito de shows de MPB. É muito bom ver que São Pedro da Aldeia está incentivando os artistas da cidade”, ressaltou Geciel, que é militar da reserva.

O casal Geciel Corrêa e Sonia Pinheiro curtiram a programação em família
Foto:
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Durante o evento, o público pôde conferir de perto uma variedade de peças e artigos produzidos por artistas e artesãos da cidade. Dentre os produtos à venda estiveram bonecas de pano, bolsas, bijuterias, livros, itens decorativos e até produtos gastronômicos. Os trabalhos permaneceram em exposição ao longo de toda a tarde e noite, estimulando o comércio local. Para garantir a organização da festa, a Secretaria de Cultura providenciou uma estrutura coberta, com som, iluminação, palco e expositores.

Ives Barbosa foi um dos artesãos participantes da Feira, ao lado da esposa, a vendedora Geisimara Guimarães. Empreendedor cultural há cerca de dois anos, o artesão começou a confeccionar produtos artesanais em madeira proveniente da reciclagem durante a pandemia, quando ficou desempregado e se deparou com a necessidade de gerar renda para a família.

Morador do bairro São João há sete anos, Ives também foi um dos contemplados pelo curso de capacitação do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), que aconteceu ano passado no município, graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Governo do Estado. Hoje, o artesão também utiliza as redes sociais para divulgar o seu trabalho, na página www.instagram.com/quintal.artes.

“É a primeira vez que participo da Feira Cultural e vejo que a Secretaria de Cultura tem dado um apoio muito grande para nós, artesãos. O curso de artesanato nos deu a oportunidade de nos aperfeiçoarmos no trabalho e a chance de estarmos aqui, inseridos nessa Feira. Nem todos os artesãos têm condições de abrir o seu próprio espaço, a sua oficina. Então, poder contar com essa estrutura e poder expor a nossa arte aqui é muito bom”, afirmou o artesão, que também atua como professor de música e de artes marciais.

O artesão é especialista na confecção de maquetes, artigos decorativos e peças em madeira proveniente da reciclagem
Foto:
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

O evento foi encerrado com a apresentação animada da banda Ramona Rox, formada por Amanda Mattos (vocal), Romullo Carvalho (vocal/violão), Carlos Lopes (violão/guitarra), Fagner Fernandes (cajon/batera) e Adriano Marcel (contrabaixo). Há mais de 10 anos, o grupo é destaque nos bares e casas de show em São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e toda a região e tem como marca registrada a mistura de sucessos das rádios e versões exclusivas de clássicos do rock/pop dos anos 80 e 90.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso