Secretaria de Cultura aldeense abre novo edital para contratação de artistas

Estão abertas as inscrições para o novo Edital de Chamamento Público de Artistas (pessoa física e jurídica), lançado pela Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia. Podem se inscrever animadores culturais, dançarinos, atores, músicos, DJs, bandas/grupos musicais, grupos de teatro, grupos de dança, grupos de capoeira, bandas de fanfarra e grupos de marchinhas. As inscrições seguem até o dia 1º de fevereiro, de forma presencial, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, com atendimento das 9h às 12h ou das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira (clique AQUI para acessar o Edital completo com a lista de documentações, cronograma e exigências).

O Edital nº 01/2023 prevê a seleção e contratação de profissionais do setor de arte e cultura para apresentações no Carnaval e nos demais eventos e projetos promovidos pela pasta ao longo do primeiro semestre de 2023. Para as performances, os artistas receberão uma remuneração, que varia de acordo com a categoria prevista no Edital.

Edital nº 01/2023 é destinado à seleção e contratação de serviços artísticos para apresentações em eventos e projetos da Secretaria Municipal de Cultura
Ilustrativa/Divulgação

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou o lançamento de mais um edital em prol dos artistas aldeenses. “Esse Chamamento Público é mais um mecanismo de fomento importante que lançamos no sentido da valorização da nossa cadeia produtiva cultural. Esses artistas que serão credenciados durante o processo de seleção terão um papel fundamental na realização da nossa programação de eventos e shows deste primeiro semestre do ano, não só no Carnaval, mas em dezenas de outros projetos culturais que estamos preparando para os próximos meses. Será uma excelente oportunidade para que eles possam mostrar o seu trabalho à população”, destacou.

Requisitos para a candidatura

Serão aceitas propostas de artistas solo, na faixa etária a partir de 12 anos de idade, coletivos e grupos culturais, além de bandas de todos os estilos musicais. Para concorrer, o proponente precisa comprovar atuação artística durante um período de mínimo de dois anos e ter, no mínimo, duas atuações no município. No caso de grupos e bandas, é necessário que ao menos um dos integrantes comprove residência na cidade.

Para validar a inscrição o candidato ou seu responsável legal deverá preencher, assinar e entregar presencialmente o formulário de inscrição disponível no anexo do Edital. Os documentos comprobatórios de currículo, release e portfólio, bem como o link do material artístico em formato de vídeo correspondente, deverão ser anexados em formulário eletrônico (clique AQUI para acessar o formulário).

As seleções serão feitas com base em sete categorias, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital. A análise técnica, pontuação e habilitação das candidaturas e portfólios inscritos ficarão a cargo de uma Comissão de Avaliação e de Curadoria. O resultado final do Chamamento Público, com a listagem dos candidatos contemplados, será publicado em Diário Oficial do Município.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos (sede da Secretaria de Cultura) fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167 ou pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.