Secretaria de Cultura convoca artistas aldeenses para atualização de dados cadastrais

A Secretaria de Cultura (SEMUC) convoca os artistas e empreendedores culturais de São Pedro da Aldeia para o cadastramento ou atualização de dados cadastrais, pessoa física ou jurídica, na nova plataforma colaborativa do Mapeamento Cultural. A ferramenta, também chamada de Cadastro Cultural, reúne informações sobre os profissionais da Cultura, coletivos, grupos e espaços, fornecendo ao Poder Público uma radiografia do cenário cultural aldeense. O cadastro é gratuito e pode ser preenchido on-line acessando o novo site da SEMUC, em www.cultura.pmspa.rj.gov.br (clique AQUI para acessar a área de cadastramento).

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, reforça a importância do cadastramento. “O Cadastro Cultural é uma ferramenta muito importante que permite o aprimoramento da gestão da Cultura, a identificação e o mapeamento da nossa cadeia produtiva. A plataforma está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura e também ao Sistema Municipal de Cultura. Esses dados contribuem para que possamos conhecer quem são e onde estão os nossos artistas e para que possamos pensar, juntos, na elaboração de projetos e políticas públicas que atendam aos segmentos culturais existentes no município”, destaca.

Com a inauguração do novo site da Secretaria de Cultura, a plataforma de mapeamento foi otimizada e agora conta com campos exclusivos para o cadastro de artistas, espaços/grupos e equipamentos culturais. Para fazer o cadastramento ou recadastramento, basta acessar o link https://portal.pmspa.rj.gov.br/cultura_login.php e gerar um login e senha.

É válido destacar que a inscrição no Cadastro Cultural é requisito obrigatório para a participação em editais, chamamentos públicos, premiações e processos de seleção abertos pela SEMUC.

No site da Secretaria, os artistas cadastrados no Mapeamento Cultural também podem divulgar, gratuitamente, os seus eventos e projetos culturais, acessando a aba “Agenda”. Os cadastros de eventos passam por uma análise antes da publicação.

Além do preenchimento on-line, o Cadastro Cultural também pode ser feito presencialmente, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro (sede da SEMUC). Os atendimentos para cadastramento e recadastramento acontecem das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167 ou pelo e-mail cultura@pmspa.rj.gov.br.

Preenchimento do Cadastro Cultural também pode ser realizado presencialmente, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos (sede da SEMUC) ]