Secretaria de Cultura aldeense lança novo site

Já está no ar o novo site da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia (SEMUC). Com uma interface dinâmica, mais atrativa e funcional, o portal conta com novos recursos e conteúdos úteis tanto para os artistas locais, quanto para os moradores e turistas que tenham interesse em ficar por dentro dos eventos, projetos e ações culturais realizadas na cidade. Uma das funcionalidades otimizadas foi o Cadastro Cultural, uma importante ferramenta da gestão municipal destinada ao mapeamento de artistas, grupos e equipamentos da Cultura. Acesse o novo site em www.cultura.pmspa.rj.gov.br.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a proposta do novo portal é integrar as ações culturais e facilitar o acesso às informações e projetos da SEMUC. “O objetivo é garantir a melhoria da navegação para todos os usuários que estão interessados em saber o que acontece na Cultura, não só os nossos artistas e agentes culturais, mas a população de uma forma geral. A proposta desse novo site foi pensada de forma a facilitar o acesso às informações, garantir uma maior transparência das nossas ações e, ao mesmo tempo, fortalecer a comunicação da gestão com a sociedade, além de termos um espaço exclusivo para a divulgação de eventos que compõem o circuito cultural da nossa cidade e da região”, destaca.

Uma das novidades presentes no novo site é o campo “Agenda Cultural”. A ferramenta permite que qualquer artista ou produtor local faça o cadastro e divulgue o seu evento, gratuitamente, na página da Secretaria de Cultura. Os cadastros de eventos passarão por uma análise antes da publicação e é necessário que o usuário também esteja cadastrado no Mapeamento Cultural do município.

As notícias, galeria de fotos, vídeos e as informações relacionadas ao funcionamento da Secretaria e do Sistema Municipal de Cultura também ganharam destaque especial na página principal, bem como a seção “Editais”. “Temos avançado muito no lançamento de novos editais e chamamentos públicos voltados a todos os segmentos culturais, oferecendo oportunidade de atuação remunerada. Então, é muito importante que os artistas estejam atentos e acompanhem as publicações periodicamente”, reforça Thiago.

De acordo com o gerente de sistemas da NPI Brasil, empresa responsável pela criação do portal, Pietro Vinícius Leite, o novo site também atende à legislação vigente, que exige transparência e acesso facilitado à informação. “Buscamos aquilo que há de mais moderno no conceito de layout e design em portais, aliando comunicação, acessibilidade e todas as funcionalidades que portais públicos devem oferecer para garantir o atendimento à população e aos órgãos legisladores”, explica.

Recadastramento de artistas

Devido às melhorias implementadas na ferramenta do Cadastro Cultural, a Secretaria Municipal de Cultura orienta a todos os artistas, equipamentos e grupos da cidade que atualizem os seus cadastros no site. Para fazer o cadastramento ou recadastramento, basta acessar o link https://portal.pmspa.rj.gov.br/cultura_login.php e gerar um login e senha. Todo o procedimento é gratuito.

Cadastro Cultural pode ser preenchido on-line no novo site da SEMUC
Ilustrativa/Divulgação

Os dados servem de subsídio para a elaboração de políticas públicas, mapeamento da cadeia produtiva cultural e também para uma melhor comunicação entre o Poder Público e a sociedade civil. Além disso, para a participação em editais, chamamentos públicos, premiações e processos de seleção lançados pela Secretaria de Cultura, os artistas precisam estar devidamente cadastrados junto à SEMUC.

A Secretaria Municipal de Cultura também está presente no Facebook divulgando notícias e informações. Curta e siga a página em www.facebook.com/culturapmspa.