Casa do Papai Noel atrai mais de 16 mil visitantes em São Pedro da Aldeia

Atração natalina foi encerrada com concerto natalino da Orquestra Sons da Aldeia

Após um mês de funcionamento, a Casa do Papai Noel de São Pedro da Aldeia encerrou suas atividades com mais de 16 mil assinaturas no livro de visitas. A atração, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, fomentou o turismo local e atraiu crianças e famílias à Casa da Cultura para conhecer o Bom Velhinho e conferir de perto todo o encanto da tradicional exposição natalina. Este ano, o encerramento da Casa foi marcado pela realização do concerto natalino da Orquestra Sons da Aldeia, que reuniu mais de 50 músicos da cidade.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o sucesso da edição 2023 da Casa do Papai Noel, que tradicionalmente marca a temporada natalina na cidade. “A gente fica muito feliz por encerrar mais uma edição de sucesso da Casa de Papai Noel. Tivemos uma temporada natalina de muita arte e de muita cultura, onde mais de 100 artistas brilharam na programação, seja no teatro, na dança, na animação cultural e na música. Nosso agradecimento ao prefeito Fábio do Pastel por todo o apoio a esse projeto, aos meus colegas secretários e toda a nossa equipe da Secretaria de Cultura, que trabalhou incansavelmente”, disse.

Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

A Casa do Papai Noel ofereceu dezenas de atrativos, que materializam a magia e o encanto do Natal. No espaço, visitantes de dentro e fora da cidade puderam se encantar com as mais de 30 mobílias em estilo colonial, que reforçaram a atmosfera aconchegante e clássica. Os móveis e artigos decorativos foram confeccionados e revitalizados artesanalmente pelo elenco de artistas plásticos da Secretaria Municipal de Cultura.

Entre os destaques da exposição estiveram a fábrica de brinquedos do Bom Velhinho, a lareira e a biblioteca cenográficas, o carrossel, um presépio de 1,60 metros de altura em 3D e um relógio de pé que pertenceu à Câmara Municipal no século XIX – um dos destaques da decoração do quarto do Papai Noel. Pelo segundo ano consecutivo, a “Aldeia do Noel” ofereceu diversos cenários instagramáveis e mais brinquedos para a diversão da criançada.

Professora da rede pública no Rio de Janeiro, Tamires Gomes veio da capital para passar férias em São Pedro da Aldeia e aproveitou para conferir a exposição ao lado da mãe, Maria da Glória Gomes, e do afilhado Ramon Queiroz, de 10 anos. “Nós viemos também no ano passado e é sempre uma experiência muito alegre, acolhedora e divertida. É uma cultura que a gente não vê no Rio de Janeiro. Então, chegar aqui e ver tudo isso é maravilhoso. A gente queria parabenizar a Secretaria de Cultura pelo projeto”, comentou.

Tamires Gomes aproveitou para conferir a exposição ao lado da mãe do afilhado
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Moradora da cidade há um ano, a mineira Gilseni Abreu também fez um passeio pela exposição acompanhada dos filhos e do genro. “A Casa está muito bonita. Para mim o diferencial é o quarto do Papai Noel, que está muito bem montado, tem até a roupa dele no guarda-roupas. Ter uma exposição como essa é maravilhoso, porque traz um momento em família, atrai os turistas e as crianças também ficam muito entusiasmadas para conhecer e poder contar que estiveram aqui”, disse.

Do bairro Mossoró, Gilseni Abreu também fez um passeio pela exposição acompanhada dos filhos e do genro
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Quem também aproveitou o último dia da Casa do Papai Noel foi a família Fernandes, do bairro Jardim Soledade. “É a terceira vez que estamos vindo à Casa do Papai Noel nesta temporada. A Casa ficou lindíssima e muito aconchegante. Todos os meus netos já estiveram aqui, tiramos várias fotos. O concerto de encerramento foi lindo e as músicas muito emocionantes”, comentou Vera Lúcia, professora aposentada. “Eu já fui em Casas do Papai Noel de vários lugares, em Penedo, Petrópolis, mas a de São Pedro da Aldeia eu achei a melhor de todas. É um diferencial tremendo saber que foram os próprios artistas da cidade que fizeram esses enfeites. Normalmente, a gente pensa que se gasta uma fortuna, que é tudo comprado ou alugado, e aqui a gente vê um trabalho artesanal. Isso é muito legal”, complementou o filho, o bombeiro militar Marcos Paulo Fernandes.

Família Fernandes prestigiou o concerto natalino de encerramento da Casa do Papai Noel
Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA

Na oportunidade, o professor de música e regente da Orquestra Sons da Aldeia, Jorge Rafael Goes, aproveitou para convidar os presentes para prestigiar a agenda 2024 do conjunto, que vem promovendo não só o ensino de música para os alunos integrantes, mas também apresentações gratuitas em bairros, eventos e praças públicas da cidade. O próximo concerto está marcado para o dia 25 de janeiro, às 20h, na Casa do Artesão. “A Orquestra, como eu sempre falo, é dos aldeenses, é da cidade de São Pedro da Aldeia. Por isso, ocupar os espaços públicos e proporcionar o acesso de todos à música é o nosso grande compromisso”, destacou o regente.