Cine Estação apresenta sessão de filmes nesta sexta-feira (28)

Nesta sexta-feira (28/04), o Cine Estação de São Pedro da Aldeia vai apresentar a última sessão de filmes premiados no 1º Festival de Cinema de São Pedro da Aldeia – Filmes Ociosos. O evento é uma realização da Ociosos Produções Artísticas e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Ao todo, quatro curtas-metragens serão exibidos, das 19h às 21h. As obras cinematográficas foram produzidas por artistas locais e também estão disponíveis para acesso gratuito no Youtube (clique AQUI para acessar).

Lançado em 2022, o festival promoveu a seleção de curtas-metragens, com duração de 15 a 30 minutos e classificação indicativa livre, produzidos por artistas de São Pedro da Aldeia e das demais cidades que compõem a Região dos Lagos. O projeto foi um dos contemplados pelo Edital Retomada Cultural 2, do Governo do Estado, e ofereceu premiação em dinheiro para quatro filmes vencedores, distribuídos entre as categorias “Melhor Ficção” e “Melhor Documentário”.

Esta será a segunda sessão de exibição das obras premiadas, como parte da culminância do festival na cidade. A proposta, segundo o cineasta e idealizador do projeto, Juan Carlos Sampaio, é trazer os espectadores para a real experiência do cinema, dando luz às produções artísticas da região, bem como às paisagens e costumes locais. “Fomos impulsionados a ver filmes estrangeiros e colocar o cinema nacional como impróprio ou até mesmo ruim, de má qualidade artística e técnica. Nós, que representamos essa classe artística ainda tão elitizada, seguimos na luta para dar a oportunidade não só de acesso, mas também de produção aos artistas. Esse é o grande objetivo do Festival”, disse.

Ao lado de Juan Sampaio (à direita), o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, prestigiou a primeira sessão de exibição do Festival, no dia 14 de abril
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

O Cine Estação fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade.

Confira a lista de filmes que serão exibidos na última sessão de cinema no Cine Estação (28 de abril, às 19h):

• PALHARINA (1º lugar na categoria Melhor Ficção)
    Renata Brito (São Pedro da Aldeia-RJ)

A personagem é uma costureira (figurinista) entediada e frustrada, pois apenas está nos bastidores dos espetáculos artísticos, mas no seu universo mais íntimo é uma grande sonhadora.

Sinopse: Neste curta é contada a trajetória da “Palharina”, uma palhacinha que sonha em brilhar nos palcos como uma verdadeira bailarina. Além do drama-cômico, perfeitamente compreensível por qualquer público, o curta-metragem propõe a inspiração no cinema de Chaplin.

Imagem: Divulgação
  • PIRACEMA (2º lugar na categoria Melhor Ficção)
    Rayssa Christina do Nascimento Carneiro (Saquarema-RJ)

Um pescador sofre com pesadelos ao realizar pesca ilegal por ordem de um chefe local.

Sinopse: A cidade de Saquarema tem sua rotina alterada com a construção de um resort. Morador local, Antônio é um solitário pescador que vive somente para o seu trabalho. Ele é acuado por Geraldo, chefe da obra, a continuar a pescar durante o período de defeso para alimentar os operários. Até que Antônio passa a ser atormentado por constantes pesadelos.

Imagem: Divulgação
  • SOU POINT 44, AMOR, UM ARCO-ÍRIS MULTICOR (1º lugar na categoria Melhor Documentário)
    Márcio Paixão (Cabo Frio-RJ)

Um recorte sobre afeto, luta e resistência.

Sinopse: Em 1995, numa pequena cidade do litoral do estado do Rio de Janeiro, David Araújo inicia uma trajetória histórica marcada por afetos, lutas, carnavais e revoluções.

Imagem: Divulgação
  • ROSA (2º lugar na categoria Melhor Documentário)
    Anna Fernanda Corrêa Soares (São Pedro da Aldeia-RJ)

Rosa Geralda: Terra, Trabalho e Memória.

Sinopse: “ROSA” é um projeto que se debruça sobre a trabalhadora rural e poetisa Rosa Geralda da Silveira, líder quilombola, natural de São Pedro da Aldeia, mulher preta que se firmou como voz política e artística de uma comunidade. Parte de uma memória individual para abordar uma memória coletiva por meio de poemas e entrevistas de Rosa Geralda. Traz a memória do povo quilombola, suas lutas pela terra e suas formas de resistir.