Cine Estação apresenta sessão de filmes nos dias 02 e 05 de maio

últimas sessões de exibição dos filmes premiados no 1º Festival de Cinema de São Pedro da Aldeia – Filmes Ociosos já têm data marcada. O evento, que estava agendado para a última semana de abril, foi adiado por decisão dos organizadores em respeito ao falecimento da servidora Luiza Leal. As sessões acontecerão nos dias 02 e 05 de maio, próxima terça e sexta-feira, das 19h às 21h, com entrada gratuita. O projeto é uma realização da Ociosos Produções Artísticas e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Lançado em 2022, o festival promoveu a seleção de curtas-metragens, com duração de 15 a 30 minutos e classificação indicativa livre, produzidos por artistas de São Pedro da Aldeia e das demais cidades que compõem a Região dos Lagos. O projeto foi um dos contemplados pelo Edital Retomada Cultural 2, do Governo do Estado, e ofereceu premiação em dinheiro para quatro filmes vencedores nas categorias “Melhor Ficção” e “Melhor Documentário”. As obras cinematográficas também estão disponíveis para acesso gratuito no Youtube (clique AQUI para acessar).

Estas serão as últimas exibições públicas das obras premiadas, como parte da culminância do festival na cidade. A proposta, segundo o cineasta e idealizador do projeto, Juan Carlos Sampaio, é trazer os espectadores para a real experiência do cinema, dando luz às produções artísticas da região, bem como às paisagens e costumes locais. “Fomos impulsionados a ver filmes estrangeiros e colocar o cinema nacional como impróprio ou até mesmo ruim, de má qualidade artística e técnica. Nós, que representamos essa classe artística ainda tão elitizada, seguimos na luta para dar a oportunidade não só de acesso, mas também de produção aos artistas. Esse é o grande objetivo do Festival”, disse.

Ao lado de Juan Sampaio (à direita), o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, prestigiou a primeira sessão de exibição do Festival, no dia 14 de abril
 Raíra Morena/Divulgação PMSPA

O Cine Estação fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade.

Confira a lista de filmes que serão exibidos no Cine Estação (02 e 05 de maio):

• PALHARINA (1º lugar na categoria Melhor Ficção)
    Renata Brito (São Pedro da Aldeia-RJ)
  • Sessão: Das 19h às 19h30

A personagem é uma costureira (figurinista) entediada e frustrada, pois apenas está nos bastidores dos espetáculos artísticos, mas no seu universo mais íntimo é uma grande sonhadora.

Sinopse: Neste curta é contada a trajetória da “Palharina”, uma palhacinha que sonha em brilhar nos palcos como uma verdadeira bailarina. Além do drama-cômico, perfeitamente compreensível por qualquer público, o curta-metragem propõe a inspiração no cinema de Chaplin.

Imagem: Divulgação
  • PIRACEMA (2º lugar na categoria Melhor Ficção)
    Rayssa Christina do Nascimento Carneiro (Saquarema-RJ)
  • Sessão: Das 19h30 às 20h

Um pescador sofre com pesadelos ao realizar pesca ilegal por ordem de um chefe local.

Sinopse: A cidade de Saquarema tem sua rotina alterada com a construção de um resort. Morador local, Antônio é um solitário pescador que vive somente para o seu trabalho. Ele é acuado por Geraldo, chefe da obra, a continuar a pescar durante o período de defeso para alimentar os operários. Até que Antônio passa a ser atormentado por constantes pesadelos.

Imagem: Divulgação
  • SOU POINT 44, AMOR, UM ARCO-ÍRIS MULTICOR (1º lugar na categoria Melhor Documentário)
    Márcio Paixão (Cabo Frio-RJ)
  • Sessão: Das 20h às 20h30

Um recorte sobre afeto, luta e resistência.

Sinopse: Em 1995, numa pequena cidade do litoral do estado do Rio de Janeiro, David Araújo inicia uma trajetória histórica marcada por afetos, lutas, carnavais e revoluções.

Imagem: Divulgação
  • ROSA (2º lugar na categoria Melhor Documentário)
    Anna Fernanda Corrêa Soares (São Pedro da Aldeia-RJ)
  • Sessão: Das 20h30 às 21h

Rosa Geralda: Terra, Trabalho e Memória.

Sinopse: “ROSA” é um projeto que se debruça sobre a trabalhadora rural e poetisa Rosa Geralda da Silveira, líder quilombola, natural de São Pedro da Aldeia, mulher preta que se firmou como voz política e artística de uma comunidade. Parte de uma memória individual para abordar uma memória coletiva por meio de poemas e entrevistas de Rosa Geralda. Traz a memória do povo quilombola, suas lutas pela terra e suas formas de resistir.