Escola de Artes Municipal recebe nome em homenagem a Luiza Maria Leal Mendes

A Escola de Artes Municipal agora conta com um novo nome: Diretora Luiza Maria Leal Mendes. A medida foi oficializada por meio do decreto municipal nº 070/2023, assinado pelo prefeito Fábio do Pastel, como parte das homenagens póstumas da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e da Secretaria Municipal de Cultura à educadora, que impactou e inspirou a vida de centenas de alunos após 37 anos de trabalhos dedicados ao funcionalismo público. Luiza, que faleceu na última quarta-feira (26/04), era professora da Educação Básica II e foi a primeira diretora da unidade escolar, fundada em 2006 – local onde trabalhava atualmente.

Imagem: Divulgação PMSPA

A professora também foi diretora das Escolas Municipais Paineira, Capitão Costa, Dr.º Plínio de Assis Tavares e Menino Jesus, e do Teatro Municipal Dr.º Átila Costa, em 2009, e agora entra para a história da instituição de ensino de artes do município, voltada à formação artística de crianças, jovens e adultos.

“A nomeação da Escola representa não só uma homenagem simbólica, mas a perpetuação do legado da diretora Luiza à Cultura e à Educação de São Pedro da Aldeia. Sua contribuição é imensurável e merece ser reconhecida e lembrada por todos nós. Ela sempre estará em nossos corações e em nossa memória”, destacou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.

Escola de Artes Municipal recebeu o nome de Diretora Luiza Maria Leal Mendes
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Comoção nas redes sociais

Nas redes sociais, as homenagens e manifestações de pesar se multiplicaram entre alunos, amigos, colegas de trabalho e familiares. “Era uma pessoa extraordinária, brincalhona, alegre. Descanse em paz, minha amiga! Que Deus conforte os familiares”, escreveu Luiz Ribeiro. “Enorme perda. Competente diretora da Escola de Artes, sempre positiva, sorridente”, lembrou Alexandre Martins. “A força, vitalidade, carinho e paixão pela vida e pelo trabalho, essas são marcas registradas de Luiza”, comentou Priscila Chaves. “Nossa cidade perde uma profissional incrível e um ser humano de uma alegria contagiante”, disse Clarett Oliveira. “Nem sei como chegar na Escola de Artes e não ter mais você para nos receber lá, tão alegre, contente e entusiasmada. Você fará falta!”, comentou a aluna Juliana Oliveira.

O prefeito Fábio do Pastel também manifestou o seu pesar e prestou solidariedade aos entes queridos. “A Luiza, Iza, servidora municipal havia muito anos, sempre com um sorriso no rosto e cheia de gás. Ela amava o desfile municipal do 16 de maio e estava preparando algo muito especial para esta volta das comemorações. Deus sabe de todas as coisas. Deixo aqui o meu abraço solidário a toda a família, irmãos, amigos, colegas. A Luiza vai deixar saudades”, declarou.

A educadora deixou dois filhos, Jefferson Leal, de 43 anos, e Josimar Jr., de 29 anos. “Minha mãezinha tão amada e querida por todos. Ser humano sem igual que deixa seu legado de trabalho social e me ensinou tudo nessa vida. Obrigado, mãe, por tudo o que você fez por nós. Descanse em paz”, escreveu Jefferson.